O que é e como funciona a análise de crédito

Entenda porque é preciso fazer análise de crédito e quais são as métricas para ter o pedido de crédito aprovado.

O que é e como funciona a análise de crédito
Saiba como funciona uma análise de crédito para ter o seu pedido aprovado

O dinheiro apertou e o jeito é recorrer a um empréstimo. Procurar o melhor local para fechar negócio e pesquisar os melhores juros faz parte, tudo para garantir que não irá comprometer mais ainda o orçamento.


PRECISA DE DINHEIRO?
Está pensando em fazer um crédito pessoal? Faça uma simulação e receba propostas que se encaixam nas suas necessidades e condições.
Mas antes de aprovar qualquer empréstimo, muitas empresas fazem uma análise de crédito. Aanálise tem como objetivo garantir que o negócio seja vantajoso para todas as partes envolvidas. Entenda melhor o que é e como funciona a análise de crédito.


O que é análise de crédito?


Com o objetivo de verificar a possibilidade de conceder crédito a uma pessoa física ou jurídica, a análise de crédito avalia a veracidade das informações prestadas pelo requerente e se suas condições de honrar os compromissos financeiros são reais. Isso serve para minimizar os riscos da operação financeira e garantir que o pagamento seja efetuado, afinal quem empresta a prazo deve ter de volta o capital investido acrescido de rentabilidade, caso contrário, não seria tão vantajosa a operação.


Por que é necessário fazer uma análise de crédito?

• Redução de inadimplência é o principal motivo.
• Para o credor, é mais seguro analisar os dados do requerente para ter uma garantia maior que irá receber o dinheiro de volta com os juros aplicados.
• Para pessoas jurídicas ou físicas que solicitam o empréstimo, com a análise fica mais possível de averiguar as reais condições do devedor honrar com o seu compromisso. E, assim, evitando uma dívida maior.


Saiba como funciona o crédito pessoal no Banco do Brasil.

Quais são as métricas de análise de risco de crédito?

As instituições financeiras analisam os 5 Cs do crédito antes de decidir aprovar ou reprovar o crédito. Veja quais são eles:

• Confiabilidade
São as medidas de confiabilidade de incluem o seu histórico de pagamento de crédito para outras instituições. Antes de qualquer liberação, é importante saber as referências de fornecedores atuais e passados e o caráter dos administradores da empresa.


• Capacidade de pagamento
O candidato precisa comprovar que pode gerar receita o suficiente para pagar a dívida. E nas empresas, é necessário saber se o fluxo de caixa é consistente para fazer os pagamentos dentro dos prazos.


• Condições econômicas
É preciso avaliar as tendências econômicas para saber das possibilidades de crescimento. Para as empresas, por exemplo, se as indústrias estão se expandindo rapidamente, isso pode ser um indicador de crédito bem sucedido. Caso contrário, não vale a pena.


• Collateral/Garantias
Eu tenho alguma garantia a oferecer? Os bancos vão considerar bens utilizáveis como garantia para o empréstimo. Coisas como equipamentos, imóveis, contas a receber, estoque disponível são consideradas como garantias. Eles podem funcionar como uma forma de reembolso.


• Capital
A pergunta é: você tem reservas suficientes para investir no seu negócio caso surjam problemas inesperados ou tempos difíceis? Isso é necessário saber para demonstrar se você ou a empresa tem solidez para pagar o empréstimo.

Por isso, faça uma análise pessoal antes de solicitar qualquer crédito. Veja as possibilidades e o melhor para você e/ou para a sua empresa.


Veja também:



Gostou? Compartilhe!
Carolina Benevides Carolina Benevides

Jornalista brasileira, Carolina Santarosa é formada pela Universidade de Fortaleza desde 2011. Atualmente cursa o 2º ano do Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. A profissional já trabalhou no marketing da Red Bull, foi Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e do North Shopping Fortaleza. Fez intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos e atualmente mora no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar