Veja como ampliar ambientes pequenos com essas dicas

Seu apartamento é pequeno? Conheça 7 dicas simples que irão ampliar os ambientes pequenos da sua casa

Veja como ampliar ambientes pequenos com essas dicas
Saiba como otimizar espaço e tornar ambientes pequenos mais amplos

Os apartamentos pequenos hoje são mais do que uma tendência, são uma necessidade. A mudança de estilo de vida, questões demográficas e econômicas são alguns dos fatores que influenciam na escolha de espaços menores. Mas isso não quer dizer que você tenha que viver apertado dentro de sua casa. Veja dicas de como otimizar os espaço e ampliar ambientes pequenos.

10 dicas de decoração para apartamento pequeno gastando pouco

7 dicas para aproveitar espaços e ampliar ambientes pequenos

A palavra de ordem para fazer os ambientes pequenos se tornarem amplos é planejar os espaços e escollher bem as cores, móveis e objetos de decoração.

1. Compre móveis pequenos

Não adianta querer colocar móveis grandes dentro de um ambiente pequeno. Eles irão ocupar todo o espaço, atrapalhar a circulação e deixar o ambiente sufocante. Para ambientes pequenos, móveis pequenos. Nesses casos a máxima “menos é mais” é verdadeira. Se gostar de móveis grandes opte pelos móveis retráteis, quando é necessário se expandem e depois  voltam a ser pequenos (como mesas e sofás, por exemplo).

2. Evite barreiras e divisões

Apartamentos que têm pequenos cômodos fechados por paredes dão a impressão que são ainda menores e sufocantes. O ideal é derrubar barreiras. Transformar a cozinha e sala num ambiente só, dividido por uma bancada. Integre o maior número de ambientes possível isso fará que ambientes pequenos se transformem em um cômodo amplo e espaçoso.

3. Aposte nas cores claras

As paredes e pisos nas cores claras integram o ambiente, dão a sensação de maior amplitude e continuidade. As superfícies claras também favorecem a distribuição da luz no ambiente tornando-o mais agradável. Se você adora cores, pode abusar delas na decoração, o resultado fica ótimo.

4. Espelhos e transparências

Essa já é uma dica conhecida por muita gente, os espelhos dão a sensação que o ambiente tem o dobro do espaço interno. É preciso ter cuidado no uso pois se for um espelho muito grande e/ou em um ambiente de muito movimento, pode incomodar os moradores. Eles são ideais para salas de jantar, por exemplo, e podem tanto ser grandes quanto ocupar apenas uma faixa na parede. As transparências também ajudam a ampliar ambientes pequenos. Portas transparentes, móveis em acrílico e divisórias transparentes otimizam o espaço.

5. Verticalize

Abuse da verticalidade. Se não há muito espaço na horizontal, faça o seu pé direito parecer mais alto com móveis que alcancem o teto. A leveza dos móveis é fundamental, seja na estrutura esbelta, no uso de cores claras ou nos materiais utilizados. Assim você aproveita o espaço ocioso em cima e alonga o ambiente pequeno. Se o pé direito do seu apartamento/casa for mesmo avantajado, você pode ainda dividir ambientes, utilizar cama suspensa no quarto, móveis que se sobrepõem, etc, como se fosse um loft.

Como fazer uma decoração de sala simples e barata em 7 passos

6. Móveis multifuncionais

Hoje a tecnologia chegou também à mobília e os móveis se transformam. Eles podem ter mais de uma função ou reduzirem de tamanho para ampliar o ambiente.  Mesas retráteis, mesas pequenas que se ampliam para mesas de jantar, sofá-cama, camas dobráveis que podem ser guardadas em armários, e muitos outros disponíveis no mercado.

7. Aproveite todos os espaços

Muita gente reclama que não tem espaço em casa mas tem vários cantinhos sub-utilizados. Já pensou que a escada pode conter vários gavetões em cada degrau, ou utilizar o espaço embaixo dela? E embaixo da cama? Opte por aquelas camas que já vêm com a opção de gavetas embaixo, assim você pode comprar um guarda-roupas menor. Ganchos e tripés ajudam muito e ocupam pouco espaço, distribua-os pelos cantos da casa, atrás das portas e aproveite cada cantinho do seu espaço.

 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar