Quer financiar um carro?

Receba já uma cotação com a melhor solução de crédito para você

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte

Como calcular a amortização de juros de financiamento

Conheça cada um dos sistemas de amortização de juros e saiba qual deles irá atender melhor às suas necessidades.

Saiba como calcular a amortização de juros no seu financiamento

Agende o seu test drive gratuito

Amortização de juros, ou redução da dívida é nada menos que pagar uma parte dela para que reduza, até a sua eliminação. Porém, para que isto ocorra, é necessário que o pagamento efetuado seja maior que o valor dos juros cobrados no período. Ou seja, amortização é nada menos que o valor restante do pagamento, após serem descontados os juros.
Nos casos de financiamento, a exemplo os imobiliários ou veículos, dois são os sistemas de amortização mais utilizados: Sistema de Amortização Constante (Tabela SAC) e o Sistema de Prestações Fixas (Tabela Price). Além destes, dois outros métodos também são utilizados, mas menos frequentemente, sendo eles o Sistema Americano e o Pagamento Único.
Acompanhe para saber mais sobre cada um destes sistemas de amortização de juros e qual deles atende melhor às suas necessidades.

Aprenda a calcular os juros do financiamento de veículos

Tabela SAC

Principal escolha principalmente quando se trata de financiamento de imóveis, a tabela SAC, também conhecida como o Sistema de Amortização Constante caracteriza-se por pagamentos mensais decrescentes, embutindo uma amortização constante. Para descobrir os valores desta tabela, basta seguir os seguintes cálculos:
Amortização: Para encontrar o valor fixo da amortização basta dividir a dívida pelo número de parcelas. 
Valor dos Juros: Você só precisa multiplicar o valor da dívida atual (saldo devedor) pelos juros.
E por fim, para saber o valor de suas parcelas a cada mês, basta somar o valor da amortização à quantia do seu saldo devedor atual.
Para financiamentos de longo prazo, é comum a prática de correção monetária baseada na Taxa Referencial, visando compensar o efeito da inflação. Na Tabela SAC, basta acrescentar o valor desta taxa nos Juros e fazer o cálculo normalmente.

A PROCURA DO CARRO IDEAL?
Antes de fechar negócio, pesquise e compare. Faça já uma simulação de financiamento e veja qual a melhor opção para você.

Tabela Price

Também chamado de Sistema de Prestações Fixas, ou Sistema Francês, a Tabela Price é caracterizado por pagamentos mensais iguais, embutindo uma amortização de juros crescente.
Mais utilizada para financiamento de veículos, mas também para imóveis, o sistema Price exige um pouco mais de cálculos para obter seu valor final. No Excel, é possível obter os valores individuais e a amortização final com as seguintes fórmulas:
Parcelas: Para obter o valor das parcelas, basta utilizar a seguinte fórmula, substituindo os campos pelos valores que possui: =PGTO(juros;parcelas;-valorFinanciado)
Juros: Caso você não saiba qual a taxa de juros mensais que está pagando, a fórmula TAXA pode lhe dar a resposta: =TAXA(parcelas;prestação;-valorFinanciado)
Por fim, você já possui o valor das parcelas, bem como o valor em juros ao mês, com isso, subtraindo os juros do montante mensal, você terá a sua taxa de amortização.
Neste caso, o valor dos juros cai mensalmente, pois o saldo devedor diminui a cada vez que uma prestação é paga. Os juros são cobrados sempre sobre o saldo devedor. A cada prestação também será possível notar que o valor das amortizações crescem, pois neste caso, você está devolvendo ao banco um valor cada vez maior sobre o montante da dívida no geral.

Sistema Americano 

Este sistema tem como característica o pagamento mensal apenas dos valores equivalentes aos juros, sem as amortizações mensais. Esta será aplicada em um único pagamento ao final de um período estipulado, também sem juros.

Pagamento Único

O sistema de amortização de juros por pagamento único, normalmente escolhido por quem acaba recebendo um dinheiro a mais e opta por se livrar da dívida, se resume em, basicamente, ao final de um período estipulado, efetuar a liquidação total da dívida em um único pagamento, onde será aplicada a amortização e os juros.

Antes de comprar experimente. Agende um test drive online e gratuito.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.