Amigos com Síndrome de Down abrem empresa de eventos

Os jovens resolveram criar o próprio negócio porque não encontravam vagas de trabalho. Franco e Mauricio, Mateo e Leandro deram a volta por cima

Amigos com Síndrome de Down abrem empresa de eventos
Jovens se tornaram empreendedores de sucesso

Mateo é padeiro, Leandro, é mestre confeiteiro, Franco e Mauricio, são garçons. Juntos, os amigos comandam a Los Perejiles, empresa de eventos que funciona em San Isidro, na Argentina. Os quatro amigos são jovens empreendedores que resolveram montar o próprio negócio por não encontrar vagas no mercado de trabalho. E querem saber por qual motivo eles não conseguiam um emprego? Os quatro têm Síndrome de Down.

Em maio deste ano eles tiveram a ideia de criar a empresa para fornecer pizzas e empanadas para eventos. Dois meses depois eles já estavam com 24 eventos marcados. Funciona assim: o cliente liga, os rapazes vão até a festa, preparam os pratos e deixam tudo organizado e limpo ao final do evento. Eles levam o próprio forno, vão uniformizados e têm até um cardápio especial para pessoas celíacas, que têm intolerância ao glúten.

Os quatro jovens criaram a Los Perejiles com a ajuda de Leandro López, presidente da Crescer Somando, uma associação dedicada a jovens com Síndrome de Down. Eles também tiveram o apoio dos professores Telam López e Kevin Degirmenci, que perceberam a dificuldade que os jovens enfrentavam para encontrar um trabalho.

''Um dia falei com eles para fazer uma pizza e fiquei atento durante todo o procedimento, desde a compra dos materiais até o momento no qual nos sentamos na mesa para comer. Na verdade, me surpreenderam bastante. Foi assim como tudo começou", contou Leandro López ao site ACI Digital.

“Estes jovens com certeza podem estar incluídos na sociedade e têm muito a nos ensinar. Eu aprendo todos os dias algo novo com eles, o bom de ser humano, a essência do ser humano. Entre eles nunca há inveja, egoísmo, mas sim companheirismo”, afirmou López.

Hoje eles fazem muito sucesso em San Isidro, têm uniformes, logo próprio e contam com mais de 10 mil seguidores em sua página no Facebook. “Atualmente não existem oportunidades de trabalho reais para eles. Há muitos locais e colégios que os capacitam, mas sempre ficam no mesmo círculo e a ideia é que possam viver e lutar por uma oportunidade de trabalho como qualquer outra pessoa. Mas eles param por ali. Acredito que todos nós temos direito a duas coisas fundamentais: à vida e a ter uma oportunidade. Estas duas premissas podem fazer com que uma pessoa seja feliz toda sua vida”, disse López.

Síndrome de Down e o mercado de trabalho

Uma pesquisa feita em 2014 pelo Instituto Alana em parceria com a McKinsey & Company revelou que a inclusão de pessoas com síndrome de Down no mercado de trabalho agrega valor à saúde da empresa, sendo benéfica para trabalhadores e empregadores.

Enquanto trabalham, essas pessoas têm a chance de ter mais qualidade de vida, com o aprimoramento de relações sociais, aprendizados e mais autonomia. Por outro lado, a empresa ganha em saúde organizacional.

A pesquisa entrevistou mais de 800 pessoas que trabalham em locais com pessoas com síndrome de Down e, entre os impactos positivos, os mais lembrados pelas empresas pesquisadas foram a liderança; orientação externa (através do impacto positivo na satisfação do cliente); cultura e clima; motivação e coordenação e controle.

O estudo revelou que a presença de colaboradores com síndrome de Down provocou nos gestores diretos o desenvolvimento da virtude da paciência e tolerância. Nas empresas, 83% acreditam que a presença de uma pessoa com a síndrome faz com que o líder direto se torne mais apto a resolver e administrar conflitos.

Confira um vídeo com os jovens do Los Perejiles

Foto: Reprodução Pexels

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Michelle Monte Mor Michelle Monte Mor

Formada em Comunicação Social e em Mídias Digitais. Escreve sobre o setor automotivo desde 2004. Não larga o smartphone e vive conectada às redes sociais. Adora viajar e dirigir.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar