Um amigo te indicou para uma vaga? Saiba como usar isso de forma positiva

Veja como aproveitar a indicação de um amigo para alguma vaga de trabalho e como usar isso da maneira mais correta na entrevista de emprego.

Um amigo te indicou para uma vaga? Saiba como usar isso de forma positiva
Use o networking ao seu favor

Receber indicação para uma vaga de trabalho é comum às pessoas que têm uma boa rede de contatos. Ainda assim, muita gente ainda fica na dúvida de como isso pode ser usado de uma forma positiva durante a entrevista.

Segundo uma pesquisa feita pela Catho, empresa especializada em vagas de emprego, 59% das vagas do mercado de trabalho são preenchidas através de indicações.

Se por um lado, 70% dos trabalhadores utilizam do seu networking na hora de procurar emprego, as empresas não ficam atrás. 75% das instituições pedem aos funcionários que façam indicações de colegas ou conhecidos para uma vaga em questão.

Como usar a indicação de um amigo

A primeira coisa é entender que, por mais que você e seu amigo sejam muito próximos, uma indicação de emprego é sempre arriscado para quem indica. Afinal, se as expectativas da empresa não forem atingidas o funcionário que fez a indicação pode se queimar.

MELHORE
O SEU
CV COM 
UM CURSO
SUPERIOR
Comece já!

Por isso, se a indicação chegou até você, é porque realmente o seu trabalho é de confiança. Sendo assim, a ideia é focar mesmo na sua experiência profissional durante a entrevista de emprego. Explore seus pontos fortes e não deixe de contar as atividades que realizou e nas quais teve destaque.

No meio da conversa, se for possível encaixar algum assunto que faça o link com o amigo que fez a sua indicação, ótimo.

Por exemplo, quando perguntado como você conheceu a empresa ou como ficou sabendo da vaga. Até mesmo se o recrutador perguntar o porquê de a empresa despertar o seu interesse, responder dizendo que já ouviu muio bem do local pelo amigo que te indicou é válido.

O comentário ou citação ao amigo deve ser sempre sútil e bem colocado. O foco sempre será a experiência profissional e a capacidade de desenvolver o trabalho exigido pelo candidato.

O que não fazer ao receber uma indicação de emprego

Um grande erro é imaginar que, por conta de uma indicação, a vaga já está garantida. A avaliação durante o processo seletivo não tem ligação com a indicação recebida pela empresa. Ou seja, cada candidato será analisado de acordo com o que apresentar em currículo e na entrevista.

Também evite passar a ideia de que, por ter recebido a indicação, você deve ser favorecido. Pelo contrário, demonstre que você deseja ser contrato por seus próprios méritos.

Por fim, encare o resultado da seleção como diretamente ligado à sua indicação. Conseguir ou não o emprego leva em consideração diversas variáveis, e não só o fato de um amigo que trabalha na empresa ter lhe indicado para a vaga.

Fale inglês e tenha mais sucesso na sua carreira. Faça um teste e melhore o seu nível.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar