Ambiente de trabalho: veja as diferenças curiosas entre países

Não ter férias, dormir depois do almoço ou nem ter hora de almoço! Conheça os hábitos e o ambiente de trabalho ao redor do mundo.

Ambiente de trabalho:  veja as diferenças curiosas entre países
Descubra como é o ambiente de trabalho em alguns países e compare com o Brasil

Trabalhar já é cansativo só pelo trabalho em si, seja o seu trabalho pensar ou até mesmo executar tarefas, mas para colocar uma dificuldade extra nessa relação temos as pessoas! As pessoas são o motivo de tudo existir, e o problema de tudo. As relações pessoais no trabalho nem sempre são fáceis com pessoas da mesma etnia, imagina quando a empresa tem pessoas de diferentes lugares do mundo? Saiba como é o ambiente de trabalho e alguns costumes de cada povo.

VAGAS E OPORTUNIDADES
O E-Konomista não brinca em serviço, e vai te ajudar a encontrar a oportunidade certa. Faça o cadastro gratuitamente e receba vagas no Brasil e no exterior.

Difinição e perspectivas diferentes

Trabalhar com pessoas de outros países, acostumados a outro ambiente de trabalho pode ser uma das experiências mais ricas que você pode ter. Separamos alguns exemplos dessas diferenças.

1 - Ambiente de trabalho americano

O sonho americano receber em dólar, ter seus méritos reconhecidos e tirar férias… não, espera. Férias não! Nos Estados Unidos férias é considerado como um presente praticamente, não há férias 
nas leis trabalhistas e esse é primeiro grande choque que temos.

  • Outra coisa é que a cultura de trabalho americana incentiva a trabalhar cada vez mais, e quase todo mundo excede os horários de trabalho, porém sempre são recompensados. 

  • Temos um problema ao lidar com americanos, eles são muito diretos e não querem explicações quando um simples “não” bastava. Ser direto não significa grosso, mas as vezes temos a impressão que eles são assim, mas logo se acostuma.

Veja também: Como ser demitido e garantir os seus direitos.

2 - Ambiente de trabalho português

Acordar as 06h da manhã para chegar no trabalho as 08h, todo mundo estressado e etc. Se é isso que espera da rotina portuguesa, errou feio. A maior parte das empresas começam o expediente as 09h e quase nunca demoram mais de 30 minutos para chegar ao trabalho.

  • Um hábito que nós brasileiros conseguimos diminuir com as leis anti-fumo, é aquela escapadinha no horário do trabalho para fumar e tomar um café, mas em Portugal isso é quase que uma tradição ainda nos dias de hoje.

  •  Outro fator curioso dos hábitos portugueses é que as relações ainda são baseadas na confiança, o que ajuda muito o ambiente de trabalho.


3 - Ambiente de trabalho irlandês

O primeiro grande choque que você terá com a cultura de trabalho irlandesa é que não existe a “hora do almoço”. 

  • Eles tomam um café da manhã reforçado e no meio da tarde comem algum lanche enquanto trabalham.

  • Já um pouco mais parecido com o Brasil é o hábito de se reunirem após o expediente de trabalho para beber cerveja com os colegas de trabalho, mas eles realmente sabem separar as coisas e não se fala de trabalho no happy hour irlandês.

 

Veja como se comportar em uma entrevista por Skype.



4 - Ambiente de trabalho espanhol

Uma das coisas mais parecidas com o nosso ambiente de trabalho na Espanha é o “calor humano”, o contrário do que sempre imaginamos dos europeus, mas as semelhanças acabam por aqui mesmo.

  • O horário de trabalho espanhol é invejado por alguns e odiado por outros, a verdade é que eles sabem aproveitar a vida. Nas cidades pequenas ainda se mantém a tradição de dormir pelo menos uma hora depois do almoço, é a siesta espanhola, e muitos chegam até 3h de sono, o problema é que depois tem que ficar até mais tarde no trabalho.


  • Eles também aproveitam o verão, durante o inverno algumas empresas adotam até 2h a mais por dia no trabalho para no verão sair mais cedo e aproveitar a praia.


Leia mais: Veja curriculos criativos para se inspirar.


5 - Ambiente de trabalho brasileiro

Somos suspeitos para falar do nosso ambiente de trabalho não é? Mas a verdade é que tudo parece bem normal por que fomos acostumados desde sempre assim, mas nós também chocamos as pessoas de outras culturas com nossos hábitos.

  • Talvez o que mais deixe os estrangeiros constrangidos é o “toque”, é normal encostar nas pessoas, pegar na mão, dar beijo e isso é muito estranho principalmente para as pessoas da Europa que são acostumadas com uma maior “distância” das pessoas.

  • Outra reclamação recorrente é o nosso “jeitinho brasileiro” de não planejar o que fazer por sempre achar que “na hora a gente se vira”, mas de maneira geral somos vistos por eles como pessoas felizes e ótimos colegas de trabalho.

 

Confira os melhores sites para procurar emprego.

 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Fabiane Fernandes Fabiane Fernandes

Brasileira, graduada em Publicidade e Propaganda com extensão em Marketing de Relacionamento, com intercâmbio em Limerick na Irlanda, blogueira, morando no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar