Quando fazer alinhamento e balanceamento do carro

Embora sejam procedimentos complementares, alinhamento e balanceamento atendem a finalidades distintas, mas fundamentais para que a rodagem seja segura e confortável.

Quando fazer alinhamento e balanceamento do carro
Alinhamento e balanceamento, entenda as diferenças e previna-se de danos maiores ao carro

Fazer as revisões regularmente, de acordo com as orientações do fabricante, é fundamental para manter o carro sempre em boas condições. O alinhamento e balanceamento é um dos procedimentos de manutenção que mais influenciam no rendimento do carro, e em fatores como economia de combustível, conforto e, principalmente, na conservação dos pneus.

Como devem ser feitos sempre em conjunto, é comum haver equívocos em relação as suas finalidades. Um engano que deve ser evitado; alinhamento é uma coisa, balanceamento é outra. Vejamos por quais motivos.

Diferença entre alinhamento e balanceamento

Na verdade, os próprios termos já sugerem a que tipo de finalidade se prestam. Alinhamento é o ajuste das rodas para que permaneçam perpendiculares em relação ao pavimento, e totalmente paralelas em relação umas as outras. Uma roda mal alinhada fará com que uma das bordas do seu pneu se desgaste mais do que as outras partes e que o veículo não se mantenha em linha reta mesmo com o volante posicionado nesse sentido.

O balanceamento cuida de fazer com que o peso do carro se distribua de maneira uniforme pelas rodas, qualquer que seja a velocidade. Carro mal balanceado apresenta trepidações ao dirigir ou numa faixa determinada de velocidade, causando desconforto ao motorista e dificuldade na direção.

Fica claro, portanto, que alinhamento e balanceamento são serviços completamente distintos, mas que se complementam, uma vez que afetam os mesmos componentes de um carro, o conjunto roda / pneu.

Quando fazer

Qualquer tipo de serviço de manutenção veicular deve ser feito sempre de acordo com as especificações do fabricante, que invariavelmente constam no manual do carro. Com alinhamento e balanceamento não é diferente, por isso o motorista precisa ficar atento e verificar no seu manual os prazos recomendados.

Se ignorar os prazos estipulados, o carro passará a apresentar os sintomas de que está com as rodas em desalinho e mal balanceado. Se chegar a esse ponto, é bem provável que já tenha até passado da hora de trocar pneus, o que por si só já representa um prejuízo considerável.

Ter atenção ao correto alinhamento e balanceamento preventivo é, portanto, o foco que todo motorista precisa desenvolver. Não se trata de um serviço a ser feito apenas em caso de problemas na direção, mas para evitá-los.

Quanto custa

Normalmente, o preço dos serviços aumenta conforme o aro das rodas a serem alinhadas e balanceadas. A faixa fica, em média, entre R$ 80 e R$ 130, para cada tipo de procedimento. Ou seja, o preço total para fazer o alinhamento e o balanceamento das rodas pode ficar num total de aproximadamente R$ 260. Um valor relativamente baixo, se considerarmos que negligenciar ambos os procedimentos pode causar prejuízos bem maiores.

Gostou? Compartilhe!
Julio Benck Julio Benck

Jornalista em permanente formação, entende que toda profissão tem sua arte e uma beleza característica, é só saber encontrar.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar