10 alimentos que não precisam de data de validade

Já perdeu uma promoção ou a chance de levar produtos mais baratos no atacado pensando do prazo de validade? Conheça 10 produtos que não estragam nunca

10 alimentos que não precisam de data de validade
Pode comprar sem medo, porque eles não estragam. Nunca!

Independente de um aspecto saudável ou não, o prazo de validade vai estar ali, em cada embalagem industrializada que adquirir. No entanto, em muitos casos essa data estabelecida é equivocada, estando presente apenas para delimitar uma margem de segurança para o consumo ou mesmo para seguir a obrigatoriedade de um prazo de venda para os produtos.

Os alimentos que não estragam após a validade

Se está cansado de jogar comida fora apenas por uma questão de seguir o prazo de validade, saiba que alguns alimentos, se acondicionados corretamente em embalagens herméticas simplesmente para evitar a proliferação de fungos, serão duráveis até o dia em que decidir consumi-los. Veja quais são alguns deles.

1. Mel

Mesmo mudando sua coloração ou cristalizando, o mel continua apto para consumo por tempo indeterminado. Caso o produto cristalize, basta colocar o vidro de mel aberto em banho Maria, mexendo o produto até que os cristais se dissolvam.

2. Arroz

Desde que hermeticamente fechado e armazenado corretamente, o arroz não vai estragar nunca. A regra se estende a muitas variações do produto, como o arroz branco, arbório, selvagem, basmati e jasmine. Foge a esse padrão somente o arroz integral pois, devido a uma elevada quantidade de gordura presente nos grãos que o compõe, poderá ficar rançoso após o prazo de validade.

3. Açúcar

Ainda que o açúcar esteja presente nessa lista, é importante entender que o maior dos problemas não é mantê-lo fresco, mas impedir que endureça. O açúcar se manterá sempre próprio para consumo pois não é um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias, sendo necessário apenas que o armazene em recipiente bem fechado para evitar o aparecimento de formigas e umidade.

4. Vinagre Branco

Não precisa mais ficar receoso de comprar caixas no atacado por medo de estragar, pois enquanto não forem utilizados, eles serão frescos para sempre. Pode fazer estoque e aproveitar promoções porque não vai ter perigo de precisar joga-los fora.

5. Extrato de Baunilha (Legítimo)

Uma vez que é feito de álcool, o puro extrato da baunilha não possui prazo de validade, mantendo-se puro e fresco pelo tempo que achar necessário. Entretanto, é importante frisar que as imitações de baunilha (que custam mais barato) não tem essa mesma durabilidade.

6. Sal

O sal de cozinha também entra na lista da validade eterna. A característica se estende ainda a produtos como o sal marinho e o sal kosher.

7. Amido de Milho

A famosa Maizena também não estraga. Para conseguir essa proeza, basta conserva-la sempre em ambiente seco, dentro de embalagens bem fechadas, armazenadas em locais com temperatura amena. Considerando que o amido de milho costuma render muito na cozinha, fique descansado pois não será preciso jogar produto fora quando o prazo de validade for atingido.

8. Bebidas Alcoólicas

Particularmente entre as bebidas fortes, é possível conservar garrafas de vodka, whisky ou rum, por exemplo, por muito mais tempo que imagina. Para se ter ideia, a durabilidade dessas e outras bebidas neste mesmo teor podem passar facilmente de geração para geração, perdendo apenas um pouquinho do seu aroma.

9. Feijão

O alimento cru é mais um que conserva sua qualidade durante um prazo indeterminado. Após um ano guardado no seu armário, pode ser que ele demore um pouco mais para ser cozido, ou não amoleça completamente, mas certamente ele estará recheado com todas as propriedades nutricionais que possuía no dia em que foi comprado.

10. Café Solúvel

Por fim, e o mais fácil de se armazenar, o café solúvel é outro produto com prazo de validade infinito. Para mantê-lo consumível, basta guardar o produto dentro do freezer, pelo tempo que achar necessário, seja com a embalagem já aberta ou não.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar