15 alimentos que melhoram a produtividade no trabalho

Quer aumentar o seu ritmo de trabalho de forma natural e saudável? Conheça 15 alimentos que melhoram a produtividade e o bem estar no trabalho.

15 alimentos que melhoram a produtividade no trabalho
Saiba quais são os alimentos que melhoram a produtividade e inclua-os na dieta

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Você já parou para pensar que a sua alimentação influencia muito na sua produtividade? Ela pode ser uma aliada ou a vilã no quanto você rende durante o dia, pois há alimentos que melhoram a produtividade e outros que atrapalham e muito, dando preguica e cansaço por exemplo. Duvida? É só pensar: quando você come uma feijoada (mesmo que não abuse da quantidade) não dá aquela vontade forte de dormir depois do almoço? E ao contrário, quando comemos um pedacinho de chocolate não ficamos mas bem dispostos e alertas? Confira quais são so alimentos que melhoram a produtividade e use a alimentação a seu favor.

Alimentos que melhoram a produtividade – em ordem alfabética


1. Abacate

O abacate tem nutrientes que ajudam a manter as membranas celulares do cérebro sempre jovens e flexíveis, além disso, previne que você fique doente com a sua ação antiinflamatória.

2. Amêndoas

As amêndoas são ricas em magnésio e vitamina E, que te dão muita energia e disposição para o dia a dia

3. Amora e outros frutos vermelhos

A amora e os outros frutos de cor vermelho intenso possuem potentes antioxidantes conhecidos como polifenóis que incentivam a comunicação entre os neurônios, melhorando a nossa capacidade de absorver novas informações, desenvolvendo o aprendizado e a memória.  Pode abusar da amora, da cereja, do mirtilo, da framboesa, do morango e etc.

4. Azeite extra virgem

Se você não tem o costume de consumir azeite, passe a ter! Tanto o azeite extra virgem quanto o óleo de coco são considerados como gorduras boas, que auxiliam o bom funcionamento do cérebro. Além disso, contribuem também no processamento da insulina em pessoas com diabetes, ajudam a previnir o Alzheimer e melhoram a pressão arterial. São verdadeiros remédios.

5. Beterraba

A beterraba tem tantas vantagens que deveria ser prioridade na sua alimentação, especialmente se você procura por alimentos que melhoram a produtividade. Beterraba é fonte de nitrato, que no organismo se transforma em óxido nítrico favorecendo a vasodilatação e melhorando a oxigenação dos tecidos. Além disso, devido ao alto teor de potássio e de manganês, fortalece os músculos do coração, regulariza a pressão arterial e aumenta a resistência física.

6. Brócolis e Couve Flor

Ricos em potássio e colina, esses dois nutrientes ajudam o cérebro a funcionar de forma mais ativa e rápida. Os legumes também contêm antioxidantes e flavonoides, importantes no combate a infecções.

7. Chocolate amargo

O chocolate ajuda a liberar endorfina no cérebro, o que produz sensação de bem estar, aumenta o foco, a concentração e melhora o humor. Além disso, o chocolate amargo possui porcentagem pequena de cafeína, que ajuda a manter o foco e é rico em magnésio e potássio, que ajudam a manter a pressão arterial normal.

8. Espinafre

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Esse é o alimento que dá força (lembra-se do Marinheiro Popeye?) e a explicação está em seus nutrientes. Rico em antioxidantes, potássio e vitamina K, contribui para um sistema nervoso mais saudável, sendo um forte aliado da nossa atividade cerebral.  É um dos alimentos que melhoram a produtividade e é muito importante para a concentração e concretização de ideias.

9. Goji Berry

O Goji Berry é uma fruta chamada pelos nutricionistas de “superalimento”, pois traz inúmeras vantagens para a saúde. Começando pelas vitaminas: é rica em vitamina B, que contribui para a redução do cansaço e do estresse, e também em vitamina C, que afasta a gripe e auxilia na absorção de ferro. Além desses benefícios, a presença das vitaminas auxilia ainda o sistema imunológico, prevenindo infecções. O Goji Berry possui também antioxidantes, fitoquímicos e triptofano, um precursor de serotonina, neurotransmissor que desperta o bom humor.

10. Grão de Bico

Comer grão de bico é como receber uma injeção de bem estar, satisfação e confiança. Isso porque o alimento é rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B, constituindo uma importante fonte de energia, e ainda de magnésio e zinco, que são fundamentais para a oxigenação cerebral. De quebra, ele ainda evita o stress – é um tudo em um!

11. Linhaça

Por ser fonte de magnésio e ômega 3, a linhaça é essencial para aumentar a capacidade de aprendizagem, concentração e memória. A substância também ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, diminuindo as taxas de colesterol "ruim" e aumentando as de colesterol "bom".

12. Nozes

Esse fruto seco tão comum na época do natal é um amigo do cérebro. As nozes possuem vários ingredientes que auxiliam as funções cognitivas, entre eles estão os antioxidantes, vitaminas, minerais e ácidos graxos da família do ômega 3. Esses nutrientes contribuem para um melhor funcionamento das células cerebrais através da transmissão adequada de sinais, além de prevenir a degeneração cognitiva e a demência.

13. Sardinha

A sardinha também é um dos alimentos que melhoram a produtividade por inúmeros nutrientes diferentes.  Ela é fonte da coenzima Q10, antioxidante fundamental para a saúde cardiovascular e fornecedor de energia. Possui ainda vitaminas D e do complexo B, importantes para o bom funcionamento do sistema nervoso estimulando a memória e o raciocínio. Além disso, possui, como todo peixe, altoa concentração de ômega 3,  que atuamde forma benéfica na formação das células do cérebro e na comunicação entre os neurônios, melhorando a atenção e o aprendizado.

14. Sementes de abóbora

Você tira as sementes da abóbora e joga no lixo? Saiba que não deveria, pois elas são muito preciosas para a sua saúde. Especialmente se você trabalha sob muita pressão, pois os altos níveis de ácido fólico, carotenoides e magnésio são excelentes para o coração. Possui ainda magnésio, que age como um relaxante dos vasos sanguíneos e, assim, reduz a pressão arterial elevada e restringe doenças como derrames e ataques cardíacos. Ou seja é um santo remédio para o coração. E para o cérebro? Também. Possui zinco e ferro que são os minerais em maior concentração no cérebro, sendo, portanto, essencial para as comunicações nervosas e para a manutenção da atividade cerebral.

15. Tomate

Nosso alimento amigo da salada de todos os dias é um santo remédio. Ele contribui para a saúde do cérebro a longo prazo, pois possui o antioxidante licopeno que é importante no combate aos radicais livres e ajuda a prevenir o estresse oxidativo. Há ainda altos níveis de potássio presentes no tomate que ajudam a promover a boa saúde dos ossos, prevenindo assim problemas na rotina corrida do dia a dia.

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Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

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