5 alimentos que você não sabia, mas causam retenção de líquido

Um dos grandes vilões da sensação de bem estar é a retenção de líquido no corpo. A melhor forma de dar fim ao problema é equilibrando a alimentação.

5 alimentos que você não sabia, mas causam retenção de líquido
Retenção de líquido deixa sensação de inchaço no corpo

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Pernas inchadas, aquela sensação terrível de ter o dobro do tamanho. Já aconteceu com você? Esses são sintomas clássicos da retenção de líquido. O corpo “segura” a água ao invés de eliminá-la e o resultado não é nada agradável. As mulheres estão sempre mais propensas aos efeitos desse problema, especialmente em alturas de picos hormonais, como a gravidez e os dias que antecedem a menstruação. Contudo, independentemente do sexo e da fase da vida, cuidar da alimentação é importante para atenuar e/ou evitar a incidência da desagradável retenção de líquido. Elementos do seu cardápio que você nem imaginava podem ser os causadores do inchaço.
 

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Melhores amigos da retenção de líquido 

Você pensa que está seguindo uma dieta equilibrada, como manda a cartilha dos nutricionistas, mas mesmo assim a retenção de líquido teima em aparecer. Será que realmente está tudo nos conformes? Selecionamos 5 alimentos que podem estar na origem do problema. 

1. Sopas instantâneas

Parece uma opção saudável e muito prática para aquele jantar rápido. Porém, como a grande maioria dos alimentos industrializados, as sopas instantâneas estão cheias de sódio. E essa substância que tanto ouvimos falar ultimamente é um principal causador da retenção de líquido. Esqueça as sopinhas de pacote e invista naquelas de preparo caseiro, sem pesar a mão no sal! 

2. Caldos industrializados

E daí que você incorporar a sua avó e fazer aquela canja de galinha espetacular. Afinal, que mal pode ter uma canja, não é? Mal nenhum, a menos que você seja adepto dos caldos em cubo ou em pó que são vendidos nos supermercados. Cada pequena porção daquelas tem gramas suficientes de sódio para arruinar todo o seu plano de mandar a retenção de líquido embora. Utilize os caldos caseiros. 

3. Molho de soja

Melhor esquecer aquele peito de frango grelhado com molho shoyo que você tinha programado para o almoço de hoje. Esse é mais um vilão para quem quer se ver livre da retenção de líquido. E adivinhe o motivo? Riquíssimo em sódio. A indicação dos nutricionistas é consumir a versão light e ainda assim em pouquíssima quantidade. 

4. Comida congelada

Não ter tempo (ou paciência) para cozinhar é um dos dilemas da vida moderna. Com isso, acabamos por investir em opções congeladas que parecem até saudáveis. Mas não se engane! As refeições preparadas são igualmente industrializadas e ricas em sódio. Não troque o seu feijão com arroz por esse tipo de prato. Veja algumas dicas para preparar uma marmita saudável para a semana, congelar da forma correta e não quebrar a sua dieta.

5. Queijos amarelos

Os queijos podem e devem fazer parte de uma alimentação saudável, mas com moderação. Os amarelos são ricos em sódio, favorecendo a retenção de líquido. Não é preciso abrir mão deles totalmente, só é preciso ter atenção com o consumo exagerado. Privilegie na sua dieta as versões magras e brancas, como a ricota.
 

Mantenha uma alimentação saudável com as dicas de saúde e bem estar do E-konomista.

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