Alimentos orgânicos: vale a pena pagar mais caro por eles?

Em constante ascensão entre os adeptos de uma boa saúde, veja por que consumir alimentos orgânicos é mais saudável e se compensa pagar mais caro por eles.

Alimentos orgânicos: vale a pena pagar mais caro por eles?
Saiba por que vale a pena comprar alimentos produzidos de forma orgânica

Muito se fala em quanto os alimentos orgânicos são bons para a saúde, pois não possui tantos agrotóxicos e outros tipos de fertilizante na sua produção. Em contrapartida esse tipo de alimento custa três vezes mais caro do que os tradicionais. Mas vale a pena pagar mais caro por eles?

Vale a pena comprar alimentos orgânicos?

A principal vantagem é que esses alimentos orgânicos, como dito anteriormente, são livres de resíduos de agrotóxicos. A ingestão de frutas, legumes e hortaliças são muito importantes para o funcionamento do corpo e para se manter saudável, e se esses alimentos estiverem livres de substâncias prejudiciais à saúde, é melhor ainda, mesmo que sejam mais caros.

As pessoas que consomem alimentos produzidos de forma orgânica afirmam que, por não são serem expostos a agrotóxicos, esses alimentos são bem mais gostosos e saborosos que os demais. O Periódico de Nutrição Clínica europeu afirmou em uma pesquisa que certas espécies de maçãs cultivadas organicamente têm concentrações mais elevadas de açúcares naturais e antioxidantes, que também podem realçar o sabor.

Há também quem afirme que os vegetais com folhas verdes e batatas cultivadas organicamente tem mais quantidades de vitamina C. Embora ainda não há evidências claras de que todos os alimentos orgânicos são mais nutritivos do que os produtos convencionais.

alimentos orgânicos

Normalmente as frutas e os legumes comprados em supermercado possuem um nível considerável de pesticidas. Apesar de as agências que regularizam a saúde restringirem os níveis de agrotóxicos nas plantações, sabemos que os testes são feitos apenas uma pequena parte do que consumidos. Esses testes são realizados em animais de laboratório, e ainda não se sabe com precisão os efeitos causados no homem em longo prazo.

Sabendo disso, se concluir que comprar alimentos orgânicos pode ser uma grande vantagem para a saúde, embora eles sejam mais caros, mas quem optar por não comprar, vale a pena ressaltar a importância de lavar bem os alimentos. Algumas frutas como: os pêssegos, maçãs, pimentões e aipo tendem a reter mais os pesticidas, ao passo que cebolas, abacates e mangas absorvem menos.

O sabor e o valor nutritivo das frutas e legumes orgânicos podem ajudam na hora de comer mais destes alimentos, mesmo que tenha que pagar um preço extra. Mas, se o aumento do preço for um problema nesse momento, não deixe de consumir estes alimentos, que fazem bem à saúde, mesmo que seja os convencionais.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar