Os piores alimentos industrializados para a saúde

O leitor confere quais os alimentos industrializados mais prejudiciais à saúde, por que eles fazem tão mal e como é possível ter uma alimentação mais saudável.

Os piores alimentos industrializados para a saúde
O que deve ser esquecido numa alimentação saudável

Comer fora todos os dias é caro e enjoativo. Por outro lado, cozinhar sempre pode gerar preguiça. Entre uma coisa e outra, damos espaço para os alimentos industrializados na nossa alimentação. O que acaba sendo um grande erro! É consenso entre nutricionistas e profissionais da saúde o quanto os alimentos industrializados fazem mal ao nosso organismo. Mas alguns itens chegam a ser ainda piores. O bom mesmo é evitar todos eles.

Quais os alimentos industrializados que fazem mais mal?

Para ajudar no alerta e na busca por uma alimentação mais saudável, o e-konomista separou uma lista com os piores alimentos industrializados que acabamos consumindo. Veja só:

Refrigerante

Sempre um vilão! O refrigerante contém uma grande quantidade de elementos que o tornam uma bomba no organismo. Muito sódio, muito açúcar, muito gás, muito corante, muitas calorias. Nada na fórmula do refrigerante colabora para uma boa saúde. Nem as versões light, diet e zero se salvam.

Fast Food

Sabe tudo de ruim que você já ouviu sobre o Fast Food? É verdade! Há muitos excessos em um prato fast food: de sódio, gordura, açúcar, colesterol… Nada tranquilo e nem favorável! Mesmo um suco na versão fast food tem muito mais açúcar que a versão natural. Nada vale a pena aqui.

Biscoito recheado

Eles até parecem inofensivos, muito pelo tamanho pequeno. Mas não são. O problema é a elevada quantia de gordura saturada em apenas um biscoitinho recheado, o que aumenta os riscos de colesterol e outras doenças cardiovasculares.

Temperos industrializados

Verdadeiras bombas de sódio. Definitivamente não há nada de bom vindo de temperos prontos industrializados, sejam os comprados em potinho, sachê ou em formato de tabletes, os famosos caldos de carne, legumes, etc.

Salgadinhos de pacote

Os mesmos temperos citados acima entra na receita dos salgadinhos de pacote. Junte a isso glutamato monossódico (sim, mais sódio!) e muitos, muitos conservantes e aromatizantes. É quase impossível de continuar tendo vontade de comer isso.

Embutidos e carnes processadas

Presunto, salsicha, mortadela, salame e todos os tipos de embutidos e carnes processadas contém muita gordura saturada, sódio, corantes e conservantes. Tudo o que colabora, e muito, para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e até mesmo alergias. Não é difícil encontrar em alguns produtos, como a salsicha, grandes quantidades de nitrito e nitrato, substâncias cancerígenas ao organismo humano.

As 12 bebidas que fazem mais mal ao corpo

Por que não comer

Não comer alimentos industrializados é uma decisão que, de início, parece difícil, mas é a melhor coisa a se feita pensando na saúde. O consumo desses alimentos aumenta muito o risco do desenvolvimento de doenças graves e, em sua maioria, crônicas. Ou seja, aquelas que não têm cura, como o diabetes. Ao longo dos anos, os sintomas e controle de tais doenças torna-se mais complicado. Sem contar a possibilidade de desenvolver problemas ainda mais graves, como o câncer.

Receitas rápidas e mais saudáveis

Não é difícil e nem muito demorado apostar em uma alimentação mais saudável. Cozinhar em casa é chave de tudo e além de saudável pode ser bem prazeroso. O site Cozinhando para 2 ou 1 prova com 90 receitas que não é preciso gastar muitas horas para preparar um almoço ou jantar sem alimentos industrializados. No lugar de apelar para uma lasanha congelada, aposte em um talharim caprese na manteiga. A receita:

Ingredientes:

  • 2 porções de talharim.
  • 1 tomate grande sem pele, sem sementes e cortado em cubos.
  • 300 gramas de mussarela de búfala ou queijo nozinho cortados ao meio.
  • 1 punhado de folhas de manjericão rasgadas.
  • 2 colheres (sopa) de manteiga.
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo

Cozinhe a massa de acordo com as instruções do pacote. Enquanto isso, derreta a manteiga e acrescente o manjericão. Tempere com sal e pimenta, junte o tomate, o macarrão cozido e misture bem. Finalize com o queijo e desligue quando ele começar a derreter.

Quer mais uma receita rápida e fácil para deixar de vez os congelados? Aposte na pizza de pão sírio.

Ingredientes

  • Pão sírio (ou pão de forma).
  • Molho de tomate.
  • Orégano ou manjericão.
  • Queijo e azeitonas a gosto.

Modo de preparo

Passe o molho de tomate sobre o pão, cubra com os ingredientes que você desejar e leve ao forno por cerca de 10 minutos. Decore manjericão ou orégano e está pronto! Mais rápido que uma pizza congelada e com uma variedade infinita de sabores a serem experimentados.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar