Álcool ou gasolina: qual combustível compensa mais?

A escolha entre álcool ou gasolina deve levar em conta outras questões como o desempenho do carro e região do país onde mora.

Álcool ou gasolina: qual combustível compensa mais?
Álcool ou gasolina: confira o que deve ser levado em conta antes de abastecer o seu carro.

Toda vez que o preço da gasolina sobe, os donos de carro flex no Brasil se vêem com a mesma dúvida:  álcool ou gasolina? Essa resposta não é tão simples, pois depende de uma série de fatores como: o preço dos combustíveis, o desempenho do seu carro na cidade e na estrada e a temperatura da sua região.
 
De acordo com um levantamento da Ticket Car, a gasolina ainda é mais vantajosa em 21 estados brasileiros. No geral, o combustível derivado de petróleo sai mais em conta principalmente nos estados da região Sul, Norte e Nordeste. Já o etanol é o combustível de maior vantagem para abastecer no Sudeste, Centro-oeste e algumas regiões do Sul do Brasil.

Álcool ou gasolina: preço do combustível

No que diz respeito ao preço do combustível, é amplamente difundido pela mídia que o preço do etanol deve ser 70% mais barato que o da gasolina para compensar abastecer com etanol. Isso acontece porque a eficiência do combustível biodegradável é inferior ao da gasolina, então avaliar somente pelo menor preço do etanol sem fazer as contas não é suficiente, pois o carro irá percorrer menos quilomêtros com um tanque de etanol do que um tanque de gasolina.
 

Desempenho do veículo com álcool ou gasolina

A matemática sugerida ao consumidor de dividir o preço da gasolina pelo preço do etanol e ver se o resultado é igual ou maior a 0,7 é é apenas uma aproximação para o motorista não perder dinheiro frente à diferença de preços dos dois combustíveis. De fato, cada versão de cada modelo tem o seu próprio índice, que fica sempre em torno de 0,7, mas que pode ser um pouco maior ou um pouco menor. E quem não conhece o índice de seu próprio veículo pode não estar sendo feliz ao tentar economizar.
 
O Inmetro começou em 2013 a fazer o Programa Brasileiro de Etiquetagem de combustível, projeto que classifica os carros de acordo com o consumo de combustível. Esse projeto visa informar aos clientes o quanto o carro consome de combustível na cidade e na estrada.

Vantangens de cada combustível

O álcool possui uma queima otimizada e proporciona mais potência e torque ao veículo. Além disso, é um combustível biodregradável, ou seja, menos poluente.Se o preço estiver abaixo do 70% da gasolina é uma escolha econômica e amiga do ambiente. Já a gasolina oferece melhor rendimento no quesito quilometragem por litro.
No entanto, como se trata de um combustível fossil, é mais poluente e ofensivo à natureza. Uma segunda vantagem é que a gasolina funciona bem a qualquer temperatura ambiente, enquanto o álcool pode apresentar problemas na partida a frio do veículo durante o inverno em algumas regiões do país que atingem temperaturas mais baixas.

Etanol no frio

O etanol tem um poder calorífico mais baixo do que a gasolina. Por isso os carros precisam ter o tanquinho de gasolina ou um sistema de aquecimento de combustível. Com este sistema, o etanol já entra na câmara de combustão com maior pulverização e aquecido. Sem esse sistema, em dias de baixa temperatura - dependendo da condição do reservatório de gasolina para partida a frio -, se o carro for abastecido com álcool, sem tempo para o reconhecimento da mudança, pode haver dificuldade na hora da partida.

Aplicativo Gasnol

Para ajudar os condutores na escolha do melhor combustível, foi criado um aplicativo gratuito que faz o cálculo de como seriam os gastos com o etanol (álcool) e a gasolina. O aplicativo desenvolvido por um estudante do Tocantins faz rapidamente a conta do melhor combustível a ser utilizado levando em consideração o preço e o desempenho do seu carro.
Basta colocar o valor do litro dos dois combustíveis e informações sobre o desempenho do carro. Em seguida, o sistema informa de imediato qual dos dois fica mais barato. O aplicativo está disponível para Android e IOS e é gratuito.

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar