Airbnb é confiável? Saiba no que deve ficar atento

O AirBnb é confiável? Entenda como funciona o site de aluguel por temporadas e o que é importante verificar antes de fazer uma reserva.

Airbnb é confiável? Saiba no que deve ficar atento
Saiba se o Airbnb é confiável e como não cair em armadilhas virtuais

O que é? Como funciona? O AirBnb é confiável? Aos que não estão acostumados a planejarem suas viagens e estadias pela internet, saibam quais são as vantagens de se hospedar pelo AirBnb e como usufruir do site da melhor maneira possível, respondendo assim, a todas as perguntas. 

O AirBnb é confiável?

A pergunta parece simples de ser respondida, mas para saber se o Airbnb é confiável ou não, muitos pontos devem ser levados em consideração. 

O site funciona como uma espécie de rede social e, eventualmente, existem fakes que podem estragar a sua estadia. A dica principal é ficar atento quanto a veracidade do perfil do proprietário em questão: verifique as fotos e a descrição do local – devem ser bem escritas e detalhadas - e os dados do anfitrião, bem como a qualidade de seus reviews, suas recomendações e o tempo que ele demora para retornar às mensagens.

Antes de fechar negócio, faça perguntas, tire dúvidas e reúna o máximo de informações possíveis para ter a certeza da idoneidade do anunciante.

Mas e se o proprietário for novo no site? Bom, nestes casos, novos usuários não possuem reviews nem comentários, porém, sempre haverá uma primeira vez. Se simpatizar pelo local e quiser arriscar, siga os mesmos passos referentes à conversa e à checagem dos dados já citados. Pergunte, peça fotos, tire dúvidas e, por garantia, combine a estadia de apenas um dia.

10 truques para economizar muito ao fazer reserva de hotéis​

Pode-se dizer que o AirBnb é confiável quanto à questão de pagamento pois, a fim de tranquilizar o viajante, o site só repassa a quantia ao anfitrião passadas 24 horas após a instalação do hóspede no imóvel. Sendo assim, no caso de reclamação grave, o dinheiro pode ser retido pelo AirBnB e usado em outra locação.

Uma vez feita a transação, o hóspede recebe o endereço do apartamento, o email e o telefone do anfitrião para então começar a combinar os detalhes de entrega e devolução das chaves. Se houver a necessidade de cancelamento da reserva, cada anfitrião aplica sua própria política (que fica explícita no descritivo do anúncio). Alguns não cobram nada, outros cobram uma diária inteira e outros, uma porcentagem do valor. É importante se informar também sobre esse detalhe antes de confirmar a reserva.

airbnbeconfiavel

Como funciona

A proposta geral do site é disponibilizar quartos ou até mesmo casas/apartamentos inteiros a viajantes, normalmente por um valor bem abaixo que o praticado em hotéis e negociado diretamente com os proprietários dos imóveis cadastrados no site. A alternativa se compara também aos hostels, porém oferecendo uma experiência mais privativa.

GANHE
UMA VIAGEM
veja como concorrer

Nele, o usuário escolhe o destino - o site possui influência em 192 países pelo mundo -, envia uma mensagem ao proprietário, combinando detalhes sobre sua hospedagem (prazos, observações, dúvidas, etc), efetua o pagamento e comparece no período agendado.

Diante de boas ou más experiências durante a estadia, os hóspedes fazem uma avaliação anônima sobre o acolhimento na própria página do imóvel e pode também redigir um comentário, que fica disponível para todos os usuários.

Seja você um viajante ou proprietário, o cadastro no site é necessário para fazer qualquer tipo de interação. A conta pode, inclusive, ser criada a partir de seu perfil no Facebook, agilizando o processo de cadastro.

A seguir, o funcionamento é bem semelhante ao de uma rede social. O usuário deverá colocar uma foto nítida, amigável e bem apresentável, bem como uma breve descrição - preferencialmente em inglês - com informações pessoais. Feito o cadastro, é hora de começar a buscar o quarto ou imóvel que deseja alugar.

O site é bastante intuitivo e com layout clean e agradável, onde todas as informações podem ser encontradas facilmente. 

Ao encontrar um local que lhe agrade, basta entrar em contato com o proprietário, fazer as perguntas que achar necessário e fechar negócio. Para efetuar o pagamento, são aceitas transações via PayPal e cartão de crédito. Daí então, debita-se o valor total da estadia, já com a taxa de limpeza e a comissão do site.

Fique por dentro de dicas para economizar nas suas viagens nacionais e internacionais.

Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar