Agente de Aeroporto: veja como conseguir uma vaga e o salário médio

Para quem gosta do vai e vem e pensa em trabalhar como agente de aeroporto, saiba que é um trabalho dinâmico e que não exige formação superior. Veja mais.

Agente de Aeroporto: veja como conseguir uma vaga e o salário médio
Saiba o que faz o Agente de Aeroporto, onde procurar vagas para esta função e qual o salário médio

Para quem está entrando no mercado de trabalho ou procurando novas funções para desempenhar, principalmente em tempos de crise e com aumento no desemprego, é preciso buscar novas oportunidades e formas de se destacar no mercado de trabalho. O agente de aeroporto é aquele que gosta de um trabalho sem rotina, com muitas viagens, paradas, escalas e junto às companhias aéreas, num trabalho dinâmico e para a qual não há necessidade de formação superior.

Profissão agente de aeroporto

Confira quais são as principais funções desta profissão, quais são as qualificações necessárias e o salário médio praticado no Brasil.

O que faz o agente de aeroporto

Ao passar por um aeroporto para viajar, raramente se pensa nas funções e profissões envolvidas no funcionamento de um espaço tão movimentado. No entanto, para que tudo corra de forma coordenada e a oferecer a melhor experiência ao viajante é preciso de uma gama de profissionais, entre eles está o agente de aeroporto.

MELHORE
O SEU
CV COM 
UM CURSO
SUPERIOR
Comece já!

O agente de aeroporto trabalha junto às companhias aéreas, no contato direto com o cliente, podendo assumir diversas funções, algumas delas: realizar o check in, o embarque e desembarque dos passageiros, serviços de atendimento especial, busca de bagagem extraviada, reservas, informações e vendas de passagens aéreas nacionais e internacionais.

De acordo com o site da Escola de Aviação Civil, Flight Brasil, o trabalho de agente de aeroporto é uma boa porta de entrada para exercer outras funções dentro da aviação civil, como por exemplo, a de tripulante aéreo. Isto porque, assim como o tripulante, o agente de aeroporto precisa aprender a conviver com diversos tipos de passageiros e lidar com variadas situações, muitas vezes pouco confortáveis.

Este profissional é o cartão de visita da empresa, assim, independente da situação, este profissional deve primar pela cortesia, qualidade e discrição. É importante ressaltar que este profissional não está restrito ao Aeroporto, podendo trabalhar em agências de viagens e na rede hoteleira.

As profissões com os melhores salários do Brasil em 2016

Salário e qualificação

Não é preciso ter formação superior para atuar como agente de aeroporto, existem empresas especializadas em cursos de qualificação para a função, entre elas está o SENAC que oferece certificado de Qualificação Profissional em agente de aeroporto, com validade nacional. Entre as disciplinas, descam-se: Recepcionar e atender clientes, Realizar procedimentos de lojas, check-in, embarque e desembarque de passageiros em viagens nacionais e internacionais e Realizar procedimentos de embarque, desembarque e rastreamento de bagagens em viagens nacionais e internacionais.

Dentre as qualificações necessárias estão desenvoltura, paciência, sociabilidade, boa comunicação, capacidade de decisão, discrição, firmeza, espírito de equipe, saber lidar e se interessar por um público diverso em hábitos, culturas e tradições. O inglês ou um segundo idioma não é obrigatório, mas é um diferencial para quem deseja crescer na profissão.

Segundo o site da Flight Brasil, os salários podem chegar a R$ 1.900,00 e, geralmente, incluem benefícios. A jornada de trabalho é de 6 horas diárias e funciona em sistema de escala, já que pode ser preciso trabalhar aos finais de semana e feriados.

Fale inglês e tenha mais sucesso na sua carreira. Faça um teste e melhore o seu nível.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Mariana Haas Mariana Haas

Formada em Jornalismo pelo Mackenzie e pós-graduada pela Faculdade Cásper Líbero, tenho dez anos de experiência em redação e assessoria de imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar