10 itens que você deve checar antes de adquirir imóveis

Saiba o que deve verificar antes de adquirir imóveis. Veja a lista dos 10 itens mais importantes a considerar antes de fechar o negócio.

10 itens que você deve checar antes de adquirir imóveis
Antes de adquirir imóveis veja a lista dos itens que deve verificar

Adquirir imóveis é a realização de um sonho para muitos brasileiros. Quando chega a hora de escolher o imóvel e fechar o negócio, é importante ter em consideração alguns fatores importantes.

Adquirir imóveis requer pesquisa

  • Escolha um imóvel adequado às necessidades da sua família, por exemplo o tamanho, a localização. Vale a pena procurar saber como é o trânsito no horário de pico, os transportes disponíveis na redondeza, a existência de supermercados, farmácias e áreas de lazer. Além disso, é fundamental saber se o bairro é seguro.
  • Antes de adquirir imóveis é importante pesquisar e comparar os preços. Procure nos sites de classificados para ter uma ideia no preço do metro por região, pois os valores variam muito.
  • Informe-se sobre o imóvel que pretende comprar, no caso de optar por um usado. Antes de tomar a decisão final, converse com os vizinhos sobre as condições do imóvel. No Cartório de Registro de Imóveis é possível verificar se a matrícula do imóvel está atualizada, bem como outros dados relacionados à edificação. O registo de incorporação e o memorial descritivo estão entre os documentos mais importantes a pedir.
  • Para quem opta por comprar casa ou apartamento na planta é muito importante checar a idoneidade da construtora. Para isso faça uma pesquisa em sites de reclamações ou em órgãos específicos - como o Procon. Para se salvaguardar de qualquer equívoco que possa acontecer no futuro, guarde tudo que possa servir de comprovante  - como  folders, anúncios, foto da maquete do estante por exemplo.

Cuidados a tomar com o financiamento

  • Quem vai adquirir imóveis por meio de financiamento tem que estar atento às taxas de juros praticadas por cada banco. Para isso, o melhor é consultar vários bancos e fazer simulações de financiamento. 
  • O financiamento imobiliário exige um planejamento bem feito, pois é um compromisso financeiro a longo prazo - que normalmente compromete até 30% da renda familiar. Peça ao banco uma projeção desde a primeira até a última parcela. Se financiar pela construtora, deve pedir além da projeção, também uma simulação se a dívida for repassada para o banco.

Atenção às características do imóvel

  • Algumas vezes o imóvel tem melhor aparecia do que qualidade. Isso acontece principalmente quando se vai comprar casa ou apartamento usado. Tenha muita atenção nos detalhes - como portas, armários, torneiras, encanamento da pia e janelas, por exemplo.
  • Quem vai adquirir imóveis novos ou na planta também tem que estar atento. Nesse caso, verifique as marcas utilizadas nos itens citados acima pois, apesar de ser tudo novo, podem não ser de boa qualidade.
  • A parte elétrica tem de ser verificada com muito cuidado, para não ter de pagar por este tipo de serviço mais tarde. Verifique se existem disjuntores suficientes para a iluminação, se não há humidade nos quadros. 
  • Vaga na garagem é outro aspecto muito importante a considerar, principalmente para famílias que possuem mais do que um carro. Para quem vai comprar casa é mais fácil, mas quem opta por apartamento normalmente só terá direito a uma vaga. Verifique na portaria se há moradores sem carros que estejam alugando vaga na garagem, isso acontece muito nos prédios.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Poliana Oliveira Poliana Oliveira

Nasceu em Brasília, cresceu em Goiânia e vive há oito anos em Portugal. Formada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. Trabalha na área de Marketing Digital. Adora cães, cinema, dança e viagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar