Veja como abrir uma loja virtual e quais são as melhores áreas de 2017

Já pensou em ter um e-commerce? O setor que tem apresentado um grande crescimento no país possui excelentes áreas para investir e abrir uma loja virtual.

Veja como abrir uma loja virtual e quais são as melhores áreas de 2017
Saiba quais são as áreas mais promissoras para abrir uma loja virtual no Brasil

Mesmo em tempos de crise, o comércio virtual vai de vento em popa no Brasil. No último mês de novembro, os e-commerces brasileiros bateram recorde em vendas e provam que estão evoluindo ano a ano em diversos setores. Conheça quais são as melhores áreas para abrir uma loja virtual no ano que vem e quais são os primeiros passos para entrar nesse mercado.

Segundo levantamento realizado e divulgado pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), somente em 2016 o setor de e-commerce cresceu 11% no país, com um faturamento de R$ 53.491 bilhões. Ainda de acordo com a associação, a expectiva é ainda melhor para 2017, prevendo o aumento de 1% nesse índice, mostrando que o segmento também resiste à crise.

Como abrir uma loja virtual e as áreas mais promissoras para 2017

E-commerce

A partir desse apontamento, o especialista em e-commer Bruno Oliveira, apontou cinco tendências onde é possível abrir uma loja virtual e lucrar nessa modalidade ainda em 2017. Veja quais são elas:

1. Mercado Pet

De acordo com dados do IBGE, 62% das residências brasileiras possuem ao menos um gato ou cachorro vivendo nelas. Esse exponencial crescimento do apreço e cuidado pelos pets transformou o segmento em uma indústria milionária.

Uma vez que mimar os pequenos não é uma tarefa barata - principalmente nas grandes lojas físicas -, muitos consumidores optam pelo e-commerce como ferramenta para encontrar os melhores preços. A vantagem nesse caso é que o empreendedor pode começar com um pequeno estoque, e aumenta-lo conforme a demanda.

2. Alimentação Saudável

Sim, o brasileiro está mais consciente e correndo atrás do prejuízo. Ao menos é o que dizem os especialistas no assunto. Com essa crescente preocupação em viver à base de uma dieta mais natural e saudável, a procura por alimentos práticos, funcionais e acessíveis também aumentou.

Lembre-se que a concorrência é grande nesse setor, portanto o empreendedor precisa se focar mais em determinados nichos que deseja abranger. Alguns exemplos estão na alimentação vegana, vegetariana, low carb, sem glúten, sem lactose, e outras.

3. Casa e Decoração

Você tem algum dote artístico e gosta de trabalhos manuais? Então este pode ser segmento perfeito para começar. Ainda que o consumidor busque por itens básicos para a casa, ele está mais focado em artefatos diferenciados, criativos, e valoriza ainda mais uma peça artesanal e exclusiva.

É fundamental ter alguma experiência no ramo para se aventurar no setor. Atualmente, este é um ramo posicionado em 5º entre os mais rentáveis no e-commerce.

4. Autopeças

De acordo com o portal Ebit, o mercado de peças automotivas pela internet crescer 75% no primeiro semestre de 2016, em relação ao mesmo período de 2015. Portanto, se você realmente entende do assunto, a alta demanda e o baixo custo inicial são incentivos mais que suficientes para começar o seu negócio.

5. Livros, apostilas e assinatura de revistas

O termo é amplo, mas se souber administrar com sabedoria, pode se sair muito bem nesse segmento. De acordo com Oliveira, “lojas especializadas em livros de direito ou livros de medicina, um clube do livro para universitários podem ser boas apostas. A venda de e-books (livros digitais) também deve crescer muito no Brasil nos próximos anos”.

Portanto, ainda que este seja um segmento que ocupa apenas 4% do faturamento total em e-commerce, saber direcionar o seu nicho, ficar atento às tendências e coloca-las à disposição do consumidor, farão deste um negócio bastante lucrativo.

Passo a passo para ter o seu negócio virtual

Confira os primeiros passos para abrir uma loja virtual no próximo ano e se aventurar nesse mercado que vem enfrentando a crise e crescendo ano após ano.

1º Passo – Planejamento

Para abrir uma loja virtual é necessário ter tanto planejamento como se você fosse abrir as portas de uma loja física. É preciso analisar o mercado, verificar o público consumidor e analisar a concorrência. Os nichos de mercado são aqueles que mais prometem crescimento no próximo ano, tenha em mente que você não vai abrir uma loja virtual para brigar com as grandes empresas que possuem lojas físicas no mesmo setor do seu produto, foque em vender  o que os seus concorrentes não têm.

2º Passo – Escolha da Plataforma de e-commerce

Ter a sua loja hospedada em uma boa plataforma é um passo importante para o sucesso do seu negócio e também uma forma de evitar dores de cabeça no futuro caso o seu negócio prospere. Veja os 3 principais tipos de plataformas disponíveis para abrir uma loja virtual:

Plataformas Open Source – São plataformas gratuitas de e-commerce desenvolvidas por comunidades de programadores que não cobram taxas de utilização. São interessantes para quem está começando e não tem muito dinheiro inicial para investir, mas são limitadas e se o seu negócio crescer, pode ser necessário trocar de plataforma (e assim informar a todos os clientes que o endereço do site mudou).

Plataformas SaaS – São as mais utilizadas atualmente pelas lojas virtuais brasileiras. São plataforma desenvolvidas por empresas especializadas que oferecem estes sistemas para uso mediante ao pagamento de uma mensalidade ou qualquer outro tipo de taxa, como participação sobre as vendas. São aquelas que têm um sistema desenvolvido e colocam o layout com a marca da sua loja, te ensinam como utilizá-lo e se algum problema acontecer, você pode chamá-los para manutenção.

Plataformas Exclusivas – São sistemas de e-commerce criados exclusivamente para uma determinada empresa visando satisfazer necessidades específicas. Devido ao seu alto custo, é uma modalidade que vem aos poucos desaparecendo.

3º Passo – Formas de pagamento

Essas são as 3 principais formas de receber pagamentos online:

Intermediadores de pagamento: essa é a forma mais indicada para quem está começando um negócio – são simples de utilizar, são seguros e ainda assumem riscos em caso de fraudes. Os intermediadores  cobram uma taxa fixa por transação mais um variável sobre o valor da venda.

Gateways de pagamento: são soluções de pagamento mais profissionais e mais baratas do que os intermediadores de pagamento, já que cobram apenas uma taxa fixa por transação. Além disso, garantem conexões mais estáveis com as redes de adquirência (como Cielo e Redecard). No entanto, o empresário tem mais responsabilidades, pois eles não assumem riscos, então é preciso contratar um outro sistema anti-fraude e também precisará lidar com a adquirente na negociação por adiantamento de recebíveis e taxas.

Integrante direta com a adquirente: essa solução de pagamento é indicada para lojas virtuais que já têm experiência de mercado, que têm uma equipe para ficar por conta do site e que entenda de segurança de compras online. Ela é uma opção onde você não tem que pagar taxas fixas por transação, pois tem que negociar as taxas diretamente com o fornecedor. Pode ser uma opção que dê menos despesa para o negócio, mas que precisa de ter experiência em comércio online.

4º Passo – Sistema de segurança

Outro passo muito importante é a segurança da sua loja virtual. Você precisa garantir aos seus clientes que eles terão segurança ao informar seus dados pessoais e bancários para realizar compras no seu site. Os consumidores de e-commerce estão sempre à procura dos selos de segurança nos sites antes de realizar as compras. Existem dois tipos de segurança fundamentais em todo e-commerce:

SSL (Secure Socket Layer) – esse sistema de segurança é destinado à proteção dos dados pessoais fornecidos em cadastro pelo seu cliente para realizar a compra tal como nome, documentos (RG ou CPF), endereço, telefone etc. Muitas empresas de transações online, como a Cielo, por exemplo, exigem que você utilize um SSL.

Scan de Aplicação e IP – o sistema de segurança Scan de Aplicação e IP é destinado à proteção dos dados bancários do cliente. Ele busca vulnerabilidades no seu site que permitiriam que uma pessoa mal intencionada consiga acessar os dados do seu cliente dentro do site, nos cadastros. Dessa forma, o Scan encontra essas falhas e as aponta para sua equipe de desenvolvimento corrigir.

Por mais que os sistemas de segurança gerem custos fixos, eles são necessários e vitais para a manutenção e crescimento do seu negócio. Pode ter certeza que a segurança oferecida no seu site vai atrair mais clientes. E, se por acaso você não colocar mecanismos de segurança e algum cliente for lesado, o tamanho do prejuízo pode ser tão grande que pode comprometer o seu negócio. É melhor prevenir do que remediar.

5º Passo – Marketing da loja virtual

Não adianta você oferecer um produto com diferencial no mercado, colocar o site em uma boa plataforma, oferecer as melhores formas de pagamento e segurança ao cliente se ninguém sabe da existência da sua loja virtual. É preciso divulgá-la e isso também envolve custos. Mas você pode utilizar de vários meios online que não consomem muito dinheiro e dão resultados rápidos como:

Redes sociais – forma barata e eficaz de divulgar o seu negócio. Procure saber como utilizar o Facebook de forma profissional

Google Adwords - ferramenta de anúncios do Google que dá notoriedade ao seu site quando as pessoas buscam por produtos que são vendidos em sua loja virtual.

Ferramentas de aumento de conversão – Não adianta muita gente visitar o seu site se ninguém comprar nada. Existem ferramentas que ajudam a fazer dos visitantes do seu site o seu cliente.

Email marketing - o email marketing é um dos melhores canais de vendas de toda loja virtual. No cadastro, você pega o email das pessoas que já fizeram compras no seu site e passa a informá-las sobre novos produtos e promoções. É muito eficaz pois você vai ter o endereço eletrônico de alguém que já se interessa pelo seu produto. Existem ferramentas que podem te auxiliar na gestão da lista de emails.

6º Logística

Se você for ao site do Reclame Aqui vai perceber que o maior número de reclamações das pessoas a cerca de lojas virtuais é quanto à logística. Produto que não chega, que chega atrasado, que chega quebrado, que chega o produto errado. Portanto, esse é o calcanhar de Aquiles de muitas empresas que têm potencial para ser grandes mas que pecam na hora de entregar os seus produtos. O uso do serviço dos Correios e transportadoras é a solução mais comum. Se você for optar por uma transportadora, é aconselhável que feche contrato com uma empresa que já tenha tradição no segmento, para evitar problemas que podem acabam com a reputação do seu negócio.

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar