O que é abono salarial e quem tem direito?

Veja quais são as datas para receber o abono salarial 2017 e saiba como e onde sacar e quais são os requisitos fundamentais para ter acesso a esse beneficio.

O que é abono salarial e quem tem direito?
Saiba como e quando sacar o abono salarial e fique atento aos prazos do calendário.

O abono salarial é um benefício concedido para trabalhadores que possuem renda equivalente a dois salários mínimo. Para ter direito a esse valor é necessário estar inscrito no programa PIS/PASEP e atender a alguns requisitos propostos pelo governo. O trabalhador poderá sacar um salário mínimo nas datas determinadas de acordo com a data do seu aniversário. Veja quem tem direito ao abono salarial.

Como sacar o abono salarial

O trabalhador poderá saca o abono salarial de várias formas, são elas: os correntistas da Caixa Econômica Federal receberão o abono salarial diretamente na conta corrente assim que o valor que esse for liberado; caso a empresa em que o trabalhador esteja empregado tenha convênio com a Caixa Econômica Federal, o trabalhador pode receber o abono PIS 2017 creditado na folha de pagamento.

Outras formas são: se o trabalhador não tiver conta corrente na Caixa, nem convênio entre a empresa e o banco, é possível realizar o saque do benefício no Caixa Eletrônico do banco com o cartão do cidadão; e por fim, para quem não tem o cartão do cidadão, poderá realizar ainda o saque no atendimento da Caixa, com um documento de identidade e a carteira de trabalho (CTPS).

Quem pode sacar o abono salarial?

Todos os trabalhadores que possuem cadastro do PIS/PASEP que estiverem enquadrados dentro dos seguintes requisitos têm direito ao abono salarial: Ter recebido no ano anterior salário referente há no máximo dois salários mínimos (isso incluindo férias e 13º); ter trabalho pelo menos 30 dias durante o ano anterior, corridos ou não, com registro em carteira; e estar cadastrado no PIS há no mínimo 5 anos.

Como sacar o FGTS inativo

Prazo para sacar o abono salarial 2017

Há datas determinadas para receber o abono salarial e os trabalhadores não podem sacar após esse período estipulado. Caso o trabalhador não saque na data estipulada, ele perde o direito e o benefício volta ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Por isso fique atento às datas do calendário de recebimento do abono salarial, começando de acordo com o seu mês de aniversário:

  • Julho: saque a partir de 28/07/2016
  • Agosto: saque a partir de 18/08/2016
  • Setembro: saque a partir de 15/09/2016
  • Outubro: saque a partir de 14/10/2016
  • Novembro: saque a partir de 21/11/2016
  • Dezembro: saque a partir de 15/12/2016
  • Janeiro e Fevereiro: saque a partir de 19/01/2017
  • Março e Abril: saque a partir de 16/02/2017
  • Maio e Junho: saque a partir de 16/03/2017

Lembrando que existe ainda um prazo máximo para o saque, independentemente do mês de nascimento. Neste ano de 2017 o último dia será em 30 de Junho.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar