Qual a hora certa para abastecer o carro?

Saber em que horas deve-se abastecer o carro pode garantir uma economia em combustíveis que no longo prazo torna-se significativa. O bolso agradece!

Qual a hora certa para abastecer o carro?
Tire suas dúvidas e aumente o desempenho do veículo

Saber a hora certa para abastecer o carro pode fazer a diferença sim no orçamento. Motorista atento e que procura se informar presta um serviço não apenas para o próprio bolso, mas para outros motoristas. Isso porque posto de combustível com clientes mais exigentes pensa duas vezes antes de tentar qualquer tipo de adulteração em suas bombas ou no combustível que despeja nos tanques.

Existem momentos que são mais favoráveis para encher o tanque, outros menos, devendo por isso ser evitados. A diferença pode ser pequena, se considerado apenas um único abastecimento, mas gigante, quando contabilizada no longo prazo. Confira!
Seguro Auto Caixa SeguradoraCote, personalize e contrate online

Economize na hora de abastecer o carro

De maneira até certo ponto inexplicável, o que é informação vira “mito” popular. Desinformação à parte, um dado importante a conhecer na hora de abastecer o carro é que, pela manhã, uma mesma quantidade de combustível pode render mais. Isso acontece principalmente em regiões onde a oscilação entre as temperaturas diurnas e noturnas é maior. Numa rápida explicação, essa diferença de temperatura ambiente faz com que o combustível dentro do tanque perca volume, passando a ficar mais denso, portanto com peso maior.

Por outro lado, é contraindicado abastecer o carro com o reservatório abaixo da metade. Essa recomendação é feita porque o combustível é volátil, ou seja, tende a ter sua evaporação acelerada quanto mais exposto ao ar estiver. Logo, quanto mais vazio o tanque, mais ar haverá em seu interior, o que fará com que mais combustível se perca conforme o tempo passa.

Como identificar barulhos no carro

Cuidados adicionais ao abastecer

Uma outra medida preventiva pode garantir não maior quantidade, mas qualidade do combustível na hora de abastecer o carro. Na hora de abastecer, deve-se evitar fazê-lo na hora em que os reservatórios do posto estão sendo completados. Quando os caminhões tanque estão abastecendo, os resíduos depositados no fundo do reservatório se misturam ao combustível, sendo carreados para as bombas, e daí para o tanque de seu carro.

Tal medida não é 100% garantida, uma vez que há filtros para evitar isso em alguns postos, além de não ser possível precisar qual reservatório está sendo abastecido. Na dúvida, uma boa iniciativa é procurar se informar com o gerente do posto, só por precaução.

Outra maneira de economizar no combustível é conferindo a velocidade da pistola usada pelo frentista. Elas podem estar configuradas nas velocidades lenta, média e rápida. A lenta é a mais indicada, uma vez que na rápida há mais formação de vapor, ou seja, será como se o seu dinheiro estivesse literalmente indo pelo ares junto com aquele combustível que se esvai.

Youse é o Seguro Auto Online da Caixa Seguradora. Barato, rápido, sem burocracia.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar