7 universidades tops que oferecem cursos online gratuitos

Não é novidade que a internet trouxe muita coisa boa à vida das pessoas. Os cursos online grátis fazem parte da estatística. Saiba como fazer as melhores opções.

7 universidades tops que oferecem cursos online gratuitos
Cursos online grátis são boas alternativas para quem não tem tempo e dinheiro

Os cursos online grátis são uma excelente opção para quem quer continuar estudando, mas tem um horário de trabalho puxado, por exemplo. Além disso, não é preciso gastar para ganhar conhecimento. Flexibilidade, economia e, muitas vezes, com direito a certificado. Será bom demais para ser verdade ou os cursos online grátis são uma realidade possível e confiável?

Cursos gratuitos em universidades

Existem cursos online grátis nas mais diversas áreas e para todos os gostos. Os interessados só precisam encontrar aquele que melhor se adequa às suas necessidades. Muitas universidades brasileiras passaram a oferecer cursos online grátis nos últimos anos, mas as estrangeiras também não ficam atrás. Portanto, se quer conhecimento a mais, a nível nacional e internacional, confira a lista que o E-konomista preparou.

1. Cursos da Faculdade Getúlio Vargas

A Faculdade Getúlio Vargas é uma das mais bem conceituadas do país e oferece alguns cursos online grátis nas áreas de Finanças Pessoais, Sustentabilidade e Empreendedorismo. Foi a primeira instituição brasileira a fazer parte do Open Course Ware Consortium, uma rede de instituições de ensino internacionais que fornecem formações gratuitas. 

2. Unieducar - Universidade Corporativa

A Unieducar oferece uma vasta gama de cursos online grátis com certificado. O aluno pode, posteriormente, escolher uma versão mais aprofundada do curso, entretanto, terá que pagar por isso. As áreas de conhecimento são várias: Economia, Educação, Direito Constitucional, Organização, Inglês e muito mais.

3. Veduca

A Veduca é uma plataforma que agrega cursos online grátis das melhores universidades do Brasil e do mundo. Alguns cursos têm a carga horária de até 60 horas e são bem aprofundados, não deixando a desejar quando comparados com aulas presenciais.  possível fazer um curso de noções básicas de Libras oferecido pela Unisinos ou até um de Adwords, pelo Google. Existem ainda aulas livres legendadas em português ministradas em universidades estrangeiras.

4. EAD Sebrae

Os cursos online grátis do Sebrae focam no fomento ao empreendedor. Portanto, se está pensando em abrir um negócio ou fazer investimentos, essa é uma boa oportunidade para ganhar conhecimento na área. Se já tem uma empresa, também há formações disponíveis que permitirão ampliar a percepção do seu negócio. 

5. Open Education Consortium

A plataforma do Open Education Consortium agrega centenas de instituições de ensino superior pelo mundo que oferecem cursos online grátis. A intenção desse consórcio internacional é ampliar o acesso à educação aberta. Os membros acreditam que esta é a melhor forma de fornecer aos indivíduos as ferramentas que eles precisam para desenvolverem-se da melhor forma possível. Os cursos são nas mais variadas áreas e línguas.

6. Hospital Albert Einstein

Os cursos online grátis oferecidos pelo Hospital Albert Einstein, você deve imaginar, são todos na área da saúde. Alguns mais específicos a médicos e enfermeiros, outros que podem servir para qualquer pessoa saber como agir em situações de urgência, por exemplo. São cursos rápidos, com duração de 1h40 no máximo, mas que podem contribuir de forma significativa para o aluno.  

15 sites para procurar por bolsas de estudos no exterior

7. Open Culture

Na Open Culture você encontra uma vasta gama de cursos disponibilizados para fevereiro em universidades do mundo todo. Todos são em inglês e com certificado. As áreas são as mais diversas e a duração também varia consideravelmente. Há alguns com duração de até 12 semanas.

Educação à distância compensa?

É inegável a praticidade de poder estudar com certa flexibilidade de horários e sem precisar se deslocar para isso. No caso dos cursos online grátis, sequer é preciso pagar para ter acesso a isso. Mas será que compensa? Educadores e alunos acreditam que sim, se a instituição que oferece o curso for idônea. Vale a pena verificar também se a certificação oferecida é válida e reconhecida.

Nos últimos anos aumentou exponencialmente a procura por cursos oferecidos à distância. Consequentemente, a oferta foi ampliada. Graduações, pós e mesmo cursos cursos técnicos já estão disponíveis em EAD.Mesmo aqueles que são pagos, acabam por sair substancialmente mais baratos porque a instituição não gasta com estrutura, por exemplo. Isso faz uma grande diferença na hora de estipular o valor do curso.

No caso dos cursos online grátis, as pessoas têm a oportunidade de enriquecer o currículo, aumentar seus conhecimentos em áreas específicas e mesmo adquirir novos. Por norma, beneficiam-se da possibilidade de assistirem aulas como e quando quiserem. Só é preciso ter organização, disciplina e disponibilidade para aprender.

Oferta Limitada! Ganhe um tablet para aprender inglês online

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar