5 dicas para poupar com o cartão de crédito

Chegar ao fim do mês com dinheiro sobrando parece impossível? Confira as nossas dicas para poupar com o cartão de crédito e organize o seu orçamento pessoal.

5 dicas para poupar com o cartão de crédito
Algumas dicas para poupar com o cartão de crédito são muito simples

Milhares de brasileiros perguntam-se todos os dias se existem maneiras, formas, dicas para poupar com o cartão de crédito. Chega o fim do mês e não há dinheiro que chegue para tantas faturas. Inúmeras datas de vencimento, valores que a cada mês crescem exponencialmente.


Quando mal utilizados, os cartões de crédito são grandes vilões do orçamento de qualquer pessoa. Possuem as taxas mais altas do mercado e basta um atraso para aquela pequena compra virar uma verdadeira bola de neve. Se você não abre mão de um, mas está literalmente no vermelho, talvez precise de dicas para poupar com o cartão de crédito.

 

5 dicas para poupar 

 

  • Um único cartão é mais do que suficiente. Mais cartões significam mais limites disponíveis, tentações e contas a pagar. Se a sua operadora oferece também prêmios ou milhas pelo acúmulo de pontos este é mais um motivo para concentrar as despesas.


  • Evite os parcelamentos a perder de vista! Quanto mais parcelas, maiores os juros embutidos e durante mais tempo terá essa despesa. Se possível, economize para comprar à vista.

  • Pagamento mínimo nunca! Não caia nessa armadilha! Mais vale fazer um empréstimo pessoal para pagar a totalidade da fatura do que abrir precedentes para uma grande e impagável bola de neve.

  • Seja racional. Bastante racional. Antes de fazer uma compra, analise bem se realmente precisa daquilo, se não seria melhor comprar à vista. Sempre que possível, assuma uma dívida que você já consegue quitar no mês a seguir.

Por que tantas dívidas?

Depois dessas dicas para poupar com o cartão de crédito, você pode se questionar: por que contraímos tantas dívidas?


Um pesquisa recente feita pelo Banco Central do Brasil analisa as principais situações e fatores do endividamento. De acordo com os dados, as linhas de crédito são benéficas quando bem usadas, mas apresentam algumas armadilhas como a oferta ostensiva, a falta de informação sobre os riscos do procedimento e o aumento de limites acima das possibilidades do cliente.


Um consumidor mal informado, iludido com as maravilhas de poder comprar e pagar depois, está sujeito a grandes problemas. Além das dívidas em si, pode ter o seu nome incluído no SPC e no SERASA, ou seja, pode ficar “sujo na praça”.


Mas, seguindo as dicas para poupar com o cartão de crédito, essa com certeza não será a sua realidade.

 

Cartão de crédito no exterior

Se está pensando em viajar e levar o seu cartão de crédito internacional, é bom levar a moderação junto. Desde 2013, o IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) aumentou para 6,38% encarecendo consideravelmente compras feitas no exterior com cartão de crédito. 

 

Portanto, o mais indicado para manter a poupança em dia é encontrar formas alternativas de comprar durante uma viagem e utilizar o cartão apenas em emergências. Usar dinheiro em espécie é, talvez, a mais óbvia delas.


As mesmas dicas para poupar com o cartão de crédito também servem a nível internacional, com ênfase na racionalidade. Traga da sua viagem apenas as boas lembranças. Nada de faturas astronômicas.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar