3 características diferenciais das mulheres bem sucedidas nos negócios

Você sabia que as empresas que contam com mais mulheres na liderança têm maior sucesso? Conheça as características que tornam as mulheres bem sucedidas nos negócios

3 características diferenciais das mulheres bem sucedidas nos negócios
Conheça os principais segredos das mulheres bem sucedidas

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

As mulheres lideram de forma diferente dos homens. Essa afirmação faz parte da conclusão de uma pesquisa realizada por Sharon Hadary  diretora executiva do Centro de Pesquisa da Mulher de Negócios  e por Laura Henderson fundadora da Prospect Associates. Durante 20 anos elas pesquisaram mulheres bem sucedidas e suas características de liderança e apontam que: elas não só lideram diferente como também também lideram melhor. Os resultados apontam que as mulheres possuem características diferenciais que fazem com que empresas que possuem mais mulheres na sua equipe de liderança tenham mais sucesso do que as empresas com menos mulheres na liderança. Conheça essas características.

Há alguns pesquisadores que discordam dos resultados apontados pela pesquisa de Hadary e Henderson, afirmando que as características que definem o comportamento de um empreendedor de sucesso depende de sua personalidade e não do seu gênero. Polêmicas à parte, as características apontadas pelas pesquisadores são pertinentes, pois, além de serem baseadas em um estudo de 20 anos, são aspectos femininos que são percebidos no dia a dia e que, quando aplicados nos negócios, geram resultados positivos. E elas não estão sozinhas. Recentemente, o site Entrepreneur – referêcia em conteúdos de negócio e empreendedorismo – reforçou essa teoria ao publicar três características de negócios liderados por mulheres.

As características diferenciais de mulheres bem sucedidas

mulheresbemsucedidas


1. As mulheres trabalham mais

Essa história de sexo frágil já vicou no passado faz tempo. É sabido (e até mesmo os homens admitem) que as mulheres têm disposição para trabalhar mais.  E sabe por que? Por que elas tem que demonstrar mais resultados para serem reconhecidas. O mundo dos negócios ainda é liderado pelos homens, e para lutar pelo seu espaço a mulher teve que provar não só que elas têm a mesma capacidade que eles – elas têm tentado se provar melhores. Quando questionadas o porquê de tanta dedicação, as mulheres líderes dizem que querem se tornar especialistas, referência em sua área no mercado.

É uma enorme pressão colocada em sob os ombros femininos. No mundo dos negócios ser mulher é, muitas vezes, uma barreira a mais para atingir a liderança, e isso fez com que elas se esforçassem mais e se habituassem a trabalhar mais do que os homens.

2. Foco nos funcionários e no ambiente de trabalho

QUER INICIAR O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO?
Cadastre-se e receba as melhores dicas, informações e oportunidades para investir no negócio próprio.

As mulheres, por natureza, têm maior preocupação com o bem estar de quem está ao seu redor. É um instinto feminino priorizar a qualidade de vida e a felicidade das pessoas com quem elas se relacionam e isso reflete diretamente no ambiente de trabalho. Enquanto os homens são mais focados em números e resultados, as mulheres são mais focadas nas pessoas e na maneira como elas se relacionam. As empresas lideradas por mulheres têm maior equilíbrio sustentável entre a vida profissional e pessoal. A  mulher enxerga com mais clareza o limite saudável entre trabalhar e aproveitar os momentos da vida, por isso as empresas com liderança feminina são aquelas que trabalham com maior flexibilidade de horários – pois assim os funcionários conseguem aproveitar melhor a sua produtividade sem sacrificar o que é importante para eles, como estar com a família, exercitar-se, relaxar, etc.

Outra característica em relação aos funcionários que as mulheres líderes prestam atenção e faz toda a diferença é a discussão de medidas das empresas contar com a participação de todos os envolvidos. Enquanto em empresas com homens líderes é mais comum as decisões virem de cima para baixo, dos líderes para os funcionários sem que os últimos (e principais afetados) possam participar da decisão,  nas empresa em que mulheres lideram, as decisões do negócio costumam ser tomadas em conjunto com todos os afetados. Isso traz bem estar para dentro da empresa, evita conflitos e rivalidade entre chefes e funcionários e aumenta a produtividade. Resultado? Sucesso.

3. Maior empatia e atenção

Reforçando a característica anterior: as mulheres se esforçam para serem intencionalmente empáticas. E uma empresa com mais mulheres na equipe de liderança têm uma vantagem competitiva pois o bom relacionamento entre os funcionários faz com que eles trabalhem melhor e tragam melhores resultados. Além disso, a maior atenção e empatia também é voltada para os clientes. As empresas lideradas por mulheres são aquelas que mais se preocupam e realizam pesquisa de satisfação e opinião dos consumidores. São aquelas que buscam prever a reação dos clientes ante as medidas e soluções desenvolvidas pela empresa. São aquelas que buscam conhecer a fundo os seus potenciais clientes, e quando os conhece, é possível antever a reação deles a diferentes estratégias, ideias e conceitos. Resultado? Clientes mais satisfeitos e menores erros de estratégias, já que foi pesquisado com antecedência qual seria o impacto da ideia/conceito no público.

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar