10 motivos para não trabalhar no Facebook, segundo funcionários

Nem tudo é o que parece ser. Se o teu sonho é trabalhar no Facebook, veja uma lista de motivos para você não ir nesta direção.

10 motivos para não trabalhar no Facebook, segundo funcionários
Funcionários listaram motivos para não trabalhar na rede social

Trabalhar em uma das empresas mais visadas do mundo parece um sonho, certo? Para algumas pessoas, não! Nem tudo são flores e este é o caso do Facebook – a rede social criada por Mark Zuckerberg que conquistou o mundo inteiro. Se você deseja trabalhar no Facebook, este artigo pode te fazer mudar de ideia. 

O site Business Insider teve acesso a relatos de ex e atuais funcionários da rede social e eles puderam listar alguns motivos para não trabalhar no Facebook. Engenheiros, desenvolvedores de software e fontes anônimas divulgaram detalhes sobre a linha de frente da empresa.

O artigo é baseado em opiniões de um pequeno número de pessoas. O objetivo é mostrar que toda grande empresa tem falhas e funcionários insatisfeitos, inclusive o Facebook. Veja algumas das críticas de ex e atuais colaboradores da rede social que dão motivos para não trabalhar no Facebook.

10 motivos para não trabalhar no Facebook


1- Dois piores líderes

“Até agora foi provavelmente a minha pior experiência profissional”. Um ex-funcionário anônimo relata que trabalhou temporariamente no Facebook para preencher uma vaga de “admin”. Ele recebeu poucas orientações ou apoio durante o período, além de ter trabalhado com dois dos piores líderes que já conheceu durante a carreira profissional.

2- Falta de comunicação

“As instruções não estavam claras e tudo era um jogo de adivinhação. Eu estava fadado ao fracasso". Depois de ser colocado em um plano de desempenho rigoroso de 10 dias, um ex-funcionário diz que sua equipe não se incomodou em dar-lhe feedback. “Naquele momento, eu parei na hora”.

3- Tarefas inadequadas

“Fui convidado para executar as tarefas realmente impróprias”. Um ex-funcionário anônimo do Facebook confessa: “A equipe me tratou como lixo e me pediram para realizar tarefas realmente inadequados (ou seja, separar a roupa suja do diretor, com direito a calcinhas sujas de sua esposa)”.

4- Queixas dos usuários

“Percebendo que a empresa realmente não tem um futuro na tela do celular”. De acordo com um ex-funcionário, “algo não está certo quando diariamente tem queixas de usuários dizendo o quanto a experiência é uma porcaria no celular". O App móvel do Facebook tem sido chamado de “desajeitado” e é conhecido por exaurir as baterias de smartphones. “A rede acabará por perder todos os seus usuários para os serviços móveis mais simplificado”.

5- Desorganização estrutural

“Saber que você é parte de uma grande empresa agindo como uma empresa pequena”. Um ex-funcionário diz que o Facebook é uma empresa enorme de tecnologia, mas que tenta agir como um jovem startup. “Isto é como uma espécie de filme de Adam Sandler em que ele é velho, mas quer agir como um adolescente. Inábil”, ressalta.

6- Não há férias de verdade

“Você nunca pode realmente deixar o trabalho, mesmo quando você está de férias”. Sunayana Sen, que trabalhava para o Facebook na Índia, diz que mesmo quando você não está no trabalho, você está constantemente sendo perguntado sobre ele. “Uma vez que existem grupos de fb para cada equipe / fluxo de trabalho / projeto, as notificações nunca acabam e você nunca pode realmente deixar o trabalho. Mesmo quando você está de férias”, diz ela.

7- 1,6 mil ou mais emails de comunicação interna por dia

Um ex-funcionário do Facebook chamado Thomas Moore descreve algumas queixas que tinha sobre a trabalhar para a empresa. Ele diz que recebeu 1.600 ou mais peças de comunicação interna por dia. 

Moore acrescentou que ele não gosta do status de pseudo celebridade por dizer que trabalha ou trabalhou para Facebook. “Eu realmente sinto falta dos dias em que as pessoas responderam com: 'Facebook o que é isso?'”.

8- Pesadelo na hora do almoço

“Esqueça alimentos e bebidas - o local de trabalho é terrível”. Este é o caso “quando você tem salas enormes, separadas por filas e com mesas estilo piquenique com pessoas ombro a ombro sentado com seis centímetros de separação e privacidade zero. Eu sinto muito, mas isso é como manter o gado no curral, e não talento de alta qualidade”, sobre o ambiente de trabalho.

9- Colegas esnobes

“O tom de voz utilizado por algumas pessoas é de menosprezo e hipocrisia”. De acordo com um ex-funcionário, seus colegas não eram companhias nada agradáveis. “Eu tive colegas esnobes e rudes”, comenta.

10- Falta de identificação

“Não vai fazer milhões ou construir uma empresa emocionante no seu próprio país”. As vezes, você precisa de um lembrete. Você pode estar trabalhando para uma empresa legal, mas você ainda está trabalhando. Neste caso, você está realizando o sonho de outra pessoa.

Quer saber todos os motivos para não trabalhar no Facebook que foram listados? Confira no site do Business Insider.

 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Carolina Benevides Carolina Benevides

Jornalista brasileira, Carolina Santarosa é formada pela Universidade de Fortaleza desde 2011. Atualmente cursa o 2º ano do Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. A profissional já trabalhou no marketing da Red Bull, foi Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e do North Shopping Fortaleza. Fez intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos e atualmente mora no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar