10 dicas para melhorar o desempenho do seu carro

Quer economizar no gasto de combustível do seu veículo? Confira as dicas para melhorar o desempenho do carro e garantir o funcionamento como o de um carro 0Km.

10 dicas para melhorar o desempenho do seu carro
Como otimizar o desempenho do carro com apenas algumas mudanças

Agende o seu test drive gratuito

Para melhorar o desempenho do carro e deixá-lo com aquela aparência de um 0Km não basta lavar e polir a lataria. É preciso tomar alguns cuidados básicos que podem melhorar o rendimento e a eficiência do veículo. Na verdade, com a correria do dia a dia, nós muitas vezes nos esquecemos de cuidados básicos que devemos ter com os veículos.

Alguns pontos simples vão te ajudar a melhorar e conservar não apenas o desempenho do seu carro, mas outros aspectos, evitando assim custos de manutenção posteriores. Confira abaixo as dicas do E-konomista.

10 modificações para melhorar o carro

1. Abastecimento: nem muito, nem pouco

Encher o tanque representa um aumento mínimo de 30Kg na carga total do veículo e isto causa gastos de energia cinética e aumento de 1 a 2% do consumo do combustível. Já o tanque vazio pode danificar a bomba de combustível.

2. Atenção ao combustível batizado

Esta é uma medida preventiva já que o sistema dos carros é hoje bastante sensível para ler o combustível usado ou adulterado. As misturas de gasolina com querosene ou álcool com água comprometem as peças do sistema de injecção. Procure postos de abastecimento credenciados.

3. Não ignore as luzes do painel

A luz de manutenção do motor indica, normalmente, problemas com a injecção do veículo. Em carros com esse sistema electrónico é preciso verificar se o sistema de emissão de gases está funcionando bem. Danos a estas peças podem diminuir o desempenho do carro em 20%.

4. Não se esqueça das trocas de óleo

O óleo velho pode danificar o motor e diminuir a eficiência do carro. Portanto, lembre-se de fazer a troca no período recomentado.

5. Verifique o filtro de ar

Fazer a troca dos filtros é importante para melhorar o desempenho do carro e funcionamento correto do motor. Quando vencidos, interferem diretamente na mistura de ar e combustível, aumentando o consumo.

6. Fique de olho nas velas

Elas são responsáveis pela introdução da energia de ignição na câmara de combustão que inicia a queima de ar e combustível. Elas devem ser trocadas no prazo indicado pela montadora, que pode variar de acordo com o modelo (de 15 a 100 mil quilômetros rodados). Quando uma das velas estraga é preciso trocar o jogo (geralmente quatro).

7. Controle o pé na hora de acelerar

A PROCURA DO CARRO IDEAL?
Antes de comprar, informe-se, teste e compare. Receba no seu email as melhores dicas e ofertas imperdíveis para você encontrar o carro dos seus sonhos.
 

Acelerar de forma suave e dirigir na velocidade indicada na via é o ideal para manter o bom funcionamento do motor. Dirigir acima de 100Km/h, constantemente, pode fazer com que o rendimento do carro caia em 33%, pois o motor precisa trabalhar mais para mover o carro conta o vento.

8. Pneus calibrados sempre

Verifique no manual do seu veículo qual é a pressão ideal para os pneus dianteiros e traseiros do seu carro, conforme a lotação. Verificar o nível semanalmente pode melhorar o desempenho do carro em 3%. Não deixe o pneu ficar “careca” pois interfere directamente na segurança e aerodinâmica do veículo.

9. Alinhamento das rodas

Este item é fundamental para quem deseja melhorar o desempenho do seu carro, pois a falta de estabilidade no veículo provoca desgastes nas peças e maior forma do motor. Consequentemente, maior gasto de combustível. O recomendado é que seja feito, no máximo, a cada 10 mil quilômetros rodados.

10. Cuidado com as adaptações

Não é atoa que existem engenheiros especializados para projetar um veículo. Portanto, para melhorar ou manter o desempenho do seu carro opte por peças originais. Um exemplo são os pneus fora das medidas e as adaptações de aerofólios e suportes. Estes interferem directamente na aerodinâmica do veículo e provocam um gasto maior de combustível.

Quer saber se com essas dicas é possível melhorar o desempenho do seu carro? Crie uma tabela de quilometragem rodada e litros abastecidos e compare se a eficiência do seu veículo aumentou.

Outros cuidados com o veículo

  • Freios: os freios devem ser revisados a cada 10 mil quilômetros rodados. Rodas travadas ou com algum tipo de atrito fora do comum interferem no rendimento do carro.
  • Embreagem: não dirija com o pé na embreagem, pois desgasta o sistema e causa a perda na transmissão de potência entre o motor e as roda. Consequência? Aumento do consumo.
  • Escapamento: além do barulho, dirigir com o escapamento furado provoca falhas no sistema e aumento de combustível.

Para manter o desempenho do seu carro faça as revisões previstas e antes de viajar!

Antes de comprar experimente. Agende um test drive online e gratuito.
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar