ANS avalia qual o melhor plano de saúde

Qual o melhor plano de saúde do Brasil?

ANS avalia qual o melhor plano de saúde

  • Saiba quais são as melhores operadoras de plano de saúde do país e os melhores desempenhos de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Anualmente, a ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar, órgão que regula e fiscaliza as operadoras de planos de saúde que atuam no Brasil, faz uma avaliação para aferir como está o desempenho do setor. Com base nos dados da ANS, fizemos um comparativo entre as 5 maiores operadoras médico-hospitalares para que você saiba qual o melhor plano de saúde do Brasil:  

 

  • Unimed: é a maior operadora de planos de saúde do Brasil. A Unimed é uma cooperativa médica com quase 18 milhões de clientes e atua em todo o território nacional.
  • Amil: contabiliza mais de 4 milhões de clientes. Com uma ampla rede credenciada, a Amil é um dos planos de saúde de maior credibilidade do país.
  • Golden Cross: uma das pioneiras no setor de planos de saúde. Apesar de operar em algumas das principais regiões metropolitanas do Brasil e ter cerca de 30 mil pontos de atendimento em todo o Brasil, a empresa está presente em áreas geográficas restritas, não atuando em todo o país. Ainda assim, a Golden Cross tem quase um milhão de clientes.
  • Sul América: com 6,7 milhões de clientes e no mercado há mais de 100 anos, a Sul América é uma das mais antigas empresas de saúde do Brasil.
  • Santamália: com mais de 45 anos no mercado, a Santamália é uma das operadoras de planos de saúde mais expressivas do Brasil, atuando principalmente na região metropolitana de São Paulo.

 

 

COMPARATIVO DE DESEMPENHO: QUAL O MELHOR PLANO DE SAÚDE?

 

O índice de desempenho da ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar, baseia-se em quatro quesitos com pesos diferentes na avaliação: 

1. Desempenho de atenção à saúde, com peso de 40% na avaliação. Neste quesito, considera-se a qualidade da atenção dada à prevenção e assistência à saúde prestada aos beneficiários dos planos de saúde.

2. Desempenho econômico-financeiro, com peso de 20%. Este quesito avalia a capacidade de gestão financeira e de cumprimentos do compromissos perante a rede credenciada e os beneficiários.

3. Desenho da estrutura de operação, também com peso de 20%. Avalia a estrutura de atendimento e de operação para atendimento dos beneficiários.

4. Desempenho de satisfação dos beneficiários, com peso de 20%. Mede o índice de permanência e reclamações dos beneficiários, assim como as infrações cometidas por parte das operadoras.

 

 

UNIMED

AMIL

G.CROSS 

S.AMÉRICA

SANTAMÁLIA

1. 

 0,80

 0,94

1

0,87

0,41

2. 

 0,67

 0,70

0,62

0,0

0,0

3. 

 0,90

 0,73

0,68

0,59

0,59

4. 

 0,73

 0,56

0,42

0,42

0,67

DESEMPENHO 

 0,78

 0,77

0,74

0,55

0,69

 

A avaliação é pontuada com índices que vão de 0 a 1, sendo 0 pior e 1 melhor (0 > 0,2 > 0,4> 0,6 > 0,8 > 1). 

 

 

ÍNDICE DE RECLAMAÇÃO

Já no índice de reclamação da ANS, a Amil aparece em 9º lugar entre as empresas de grande porte, enquanto a Sul América aparece em 1º lugar, como a empresa com maior índice de reclamação. A Golden Cross aparece como a empresa que mais recebe reclamações. A Unimed e a Santamália não constam entre as 10 operadoras de plano de saúde com mais reclamações.

 

 

»VEREDICTO: Atualmente, qual o melhor plano de saúde do Brasil?

Tendo em vista os dados de avaliação da Agência Nacional de Saúde Suplementar, o melhor plano de saúde do país é a Unimed. Além de ter os melhores índices, a Unimed oferece ainda diferenciados planos aos seus clientes com preços acessíveis e opção de coparticipação. 

 

 

Mas se você ainda tem dúvidas sobre qual plano de saúde contratar, faça uma cotação e avaliar as melhores condições de acordo com as suas necessidades específicas.

Como contratar o melhor plano de saúde

Informações relacionadas

Comente

Deixe aqui o seu comentário.

Deixe aqui o seu comentário.

Enviar comentário

Artigos mais lidos