Vale a pena ter TV por assinatura?

Com a vantagem de aumentar as possibilidades de entretenimento na frente da TV, cada vez mais os telespectadores brasileiros têm trocado a TV aberta pela TV por assinatura. Saiba quais são as vantagens e desvantagens do serviço, e decida se vale a pena ter TV por assinatura em casa. 

Vale a pena ter TV por assinatura?
Vale a pena contratar TV por assinatura?

O número de assinantes de TV a cabo cresceu significativamente nos últimos anos no Brasil. Hoje, já se contabiliza cerca de 17 milhões de contratos de TV por assinatura, atingindo mais de 54 milhões de brasileiros.

 

TV A CABO MAIS BARATA
É possível economizar com a TV a cabo. Fique de olho nas sugestões do E-konomista e comece a pagar mais barato já!

 

A expansão do serviço se deve à entrada de novas operadoras no mercado e ao desenvolvimento de novas tecnologias, que permitem oferecer serviços de TV por assinatura, internet e telefone por meio de um mesmo cabo. O aumento da concorrência também torna os preços mais acessíveis e populariza o serviço.  Mas afinal, vale a pena ter TV por assinatura? Saiba quais são as vantagens e desvantagens.

 

Vantagens da TV por assinatura

1. A grande vantagem da TV por assinatura é a ampla oferta de canais, com temáticas diversificadas, desde conteúdos informativas, até séries, filmes e entretenimento, além dos canais esportivos e infantis. A verdade é que a TV é uma fonte de lazer para boa parte dos brasileiros, e a TV a cabo se torna atrativa porque diversifica as opções de programação.

 

2. Hoje em dia, com os sistemas de TV digital e as smarts TV, é possível agendar a gravação dos programas favoritos, assim o assinante não fica preso à grade da programação. Há também a vantagem das gravações automáticas, que possibilitam o telespectador ver toda a programação dos últimos sete dias.

 

3. Uma outra vantagem de contratar um serviço de TV por assinatura, é que o cliente tem a opção de aderir a um combo, ou um pacote de serviços combinados,  com TV, telefone e internet, o que muitas vezes fica mais barato do que contratar cada serviço individualmente.

 

4. Os serviços de TV a cabo digital permitem interatividade. O telespectador pode fazer pausa num programa e continaur vendo depois, pode pular para trás ou para frente na programação, consultar a sinopse dos filmes e programas, etc.

 

5. A TV a cabo geralmente tem menos comerciais, e se você estiver vendo um programa gravado, pode avançar e pular as propagandas.

 

6. Os assinantes de TV paga têm acesso a conteúdos de qualidade, mais diversificados e de culturas diferentes.

 

Veja um comparativo e saiba qual é a TV por assinatura mais barata.

 

Desvantagens da TV por assinatura:

1. Muitas vezes, as operadoras de TV a cabo oferecem muitos canais, mas quando vamos analisar os canais, podemos constatar que mais metade do pacote é composta por canais de rádio, canais da TV aberta, canais de venda, entre outros sem conteúdos relevantes. No final, o cliente paga por meio dúzia de canais que valem a pena.

 

2. Se você contratar o serviço de TV por assinatura e não tiver uma TV digital vai perder muito da qualidade de som e imagem do sistema HD. Se o seu aparelho de TV for mais antigo, de tubo, por exemplo, possivelmente não vai poder ususfruir também de toda a interatividade do sistema.

 

3. Os combos tanto podem lhe ajudar a economizar, quanto a gastar mais dinheiro. É muito comum que num combo, alguns dos serviços não tenha a mesma qualidade que os demais. Se a internet deixar a desejar, por exemplo, o cliente pode precisar contratar um serviço extra de internet de outra operadora, já que não pode cancelar apenas um dos serviços do combo. Além disso, o cliente acaba aderindo a serviços que não precisa só porque está no combo, como pode ser o caso do telefone fixo. 

 

4. Geralmente os contratos de TV por assinatura tem fidelidade de um a dois anos. o que significa que mesmo insatisfeito, o consumidor fica preso ao serviço, porque não pode cancelar, a não ser que esteja disposto a pagar a multa por rescisão de contrato.

 

5. Hoje em dia, muitos dos conteúdos exibidos pela TV por assinatura estão disponíveis legal e gratuitamente na internet. Basta ter internet banda larga para assistir. E se tiver uma TV digital, ainda pode conectar o compuador à TV e ver na tela grande.

 

6. O consumidor perde mais tempo na frente da TV zapeando os canais em vez de se ocupar de outras atividades, às vezes mais produtivas.

 

Para decidir se deve ou não contratar uma TV a cabo, é importante pensar o serviço é, de fato, relevante para você, se precisa mesmo da quantidade de canais oferecidos, pois quanto mais canais, mais caro fica o plano.

 

Faça uma pesquisa para conhecer as diferentes ofertas do mercado. Busque informações sobre a operadora que pretende contratar e investigue se há muitas reclamações no Procon da sua região. 

 

Leia também:

 

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar