Vai comprar moto? Confira cinco dicas para não errar!

Vai comprar moto, mas ainda não sabe que moto comprar? Confira cinco dicas que podem lhe ajudar a escolher sua moto e fazer um bom negócio.

Vai comprar moto? Confira cinco dicas para não errar!
Dicas para comprar moto nova
  • Confira alguns aspectos importantes na hora de comprar moto e faça um bom negócio.

Nos últimos anos, as motos ganharam bastante espaço nas ruas das grandes cidades do Brasil. Este fenômeno de duas rodas, deu-se devido ao baixo valor das motos em relação aos carros, por serem mais econômicas no dia a dia, e pela facilidade que os condutores de motos têm de circular no trânsito urbano, muitas vezes caótico.

Mas escolher uma moto não é algo fácil. Depois da decisão de comprar moto, é preciso saber quanto está disposto a pagar por ela, como vai pagar e, ainda, que marca e modelo.

 

 

CINCO DICAS PARA COMPRAR MOTO

 

1. COMO PRETENDE PAGAR?

Um dos aspectos mais importante ao comprar moto, é definir o valor e a forma de pagamento, e esta decisão influenciará também a marca e o modelo a ser escolhido. Para manter a sua saúde financeira, as despesas com a moto, incluindo parcelas, se for o caso, IPVA, seguro, combustível, manutenção e etc, não deve ultrapassar 20% do seu rendimento mensal. 

Se não tem o dinheiro para comprar à vista, a solução é buscar algum tipo de crédito, como financiamento ou um consórcio.

 

2. PARA QUE VAI USAR A MOTO?

A moto é apenas para passeio, ou será o seu meio de transporte urbano no dia a dia? Se for o segundo caso, procure um modelo que ofereça agilidade, economia e praticidade. Neste caso, uma moto utilitária de 150 a 250cc seria o suficiente.

 

3. OBSERVE O SEU PERFIL FÍSICO

Para que a condução seja confortável e segura, a moto precisa ter peso e altura adequados ao seu corpo. O ideal é que você consiga colocar os pés no chão com agilidade. Além disso, a moto não deve ter um peso que dificulte o seu equilíbrio. Se você for muito grande ou pesado, uma Honda Biz não seria uma boa escolha, por exemplo.

 

4. FAÇA UMA PESQUISA DE MERCADO

Depois de definido valor, forma de pagamento, e que tipo de moto comprar, é hora de fazer uma pesquisa de mercado para encontrar as condições mais vantajosas para você. É possível que você encontre motos com modelos equivalentes de diferentes marcas e com preços bem distintos. Por isso, vale a pena pesquisar e considerar a compra de diferentes marcas.

 

5. COMPRAR MOTO USADA

No caso de comprar moto usada, faça uma vistoria: veja se o número do chassi é o mesmo do documento, veja se há indícios de batidas, verifique se há problemas mecânicos, etc. O melhor é fazer um test drive e levar alguém que entenda de mecânica de motos para lhe ajudar.

Veja como aderir a um consórcio de moto usada.

 

Leia também: 

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar