As 10 universidades brasileiras que mais influenciam na sua contratação

Quais são as melhores universidades do Brasil? Quais têm mais relevância na busca pelo primeiro emprego? Veja o ranking.

As 10 universidades brasileiras que mais influenciam na sua contratação
Estudar numa Universidade bem conceituada ajuda a conseguir o primeiro emprego

Estudar nas melhores Universidades do Brasil pode ser a porta de entrada para o mercado de trabalho. Os empregadores têm  o nome da Universidade em consideração porque vêm no aluno o potencial de quem já foi aprovado duas vezes: uma quando passou no vestibular e outra quando se graduou. Os níveis de exigência das Universidades bem conceituadas costumam ser maiores e isso reflete na qualidade do aluno que consegue aceder a este ensino.

É possível encontrar boas instituições tanto no ensino público quanto no privado. Mas como saber se a instuituição escolhida é bem conceituada? Existem avaliações para classificar a qualidade dos estabelecimentos de ensino. O Ministério da Educação indica que para ser considerada de excelência, uma instituição de ensino superior precisa atingir faixas 4 e 5 no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala que vai de 1 a 5.

O MEC avalia as instituições de ensino superior no Brasil

O Ministério da Educação avalia as instituições de ensino superior tendo como base dois conceitos principais: o Índice Geral do Curso (IGC) e o Conceito Institucional.

O Índice Geral de Cursos é calculado pelo MEC, que faz uma média ponderada de todos os cursos da instituição. Todos os anos este índice é divulgado, normalmente após os resultados do ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

Para calcular o Conseito Institucional (CI) é feita uma análise presencial nas instalações físicas, em que se avalia o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), as políticas de ensino e as políticas de pessoal e de gestão. As melhores universidades do Brasil estão classificadas com 4 e 5 no ranking. Já as que possuem notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias pelo MEC.

Top 10 das melhores faculdades do Brasil na avaliação do MEC

  • Universidade Estadual de Campinas, em Campinas (SP)
  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA, em São José dos Campos (SP)
  • Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro
  • Escola de Ciências Sociais (FGV/CPDOC), em São Paulo
  • Universidade Federal de Lavras (Ufla), em Minas Gerais
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG)
  • Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, em Campinas (SP)
  • Faculdade de Tecnologia de Ourinhos (Fatec), em Ourinhos (SP)
  • Escola Superior de Administração e Gestão da Baixada Santista ( ESAGS Strong), em Santos (SP)
  • Faculdade Fucape, em Vitória (ES)

Entenda a diferença entre mestrado profissional e acadêmico

RUF - Ranking de Universidades da Folha de São Paulo

Este ranking classifica as 192 universidades brasileiras a partir de indicadores de pesquisa, inovação, internacionalização, ensino e mercado. A USP - Universidade de São Paulo - foi bem avaliada e aparece no topo da lista das melhores universidades do Brasil. 

Top 5 do Ranking da Folha:

  • USP - Universidade de São Paulo
  • UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
  • UNICAMP - Universidade de Campinas
  • UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidades Brasileiras no Ranking internacional

No ranking mundial CWUR (Center for World University Rankings) o Brasil aparece representado por 18 instituições de ensino superior. A USP foi a mais bem classificada, ocupando o 143º lugar na classificação geral - em 2013 ocupava o 127º lugar, ou seja caiu 16 posições. A Unicamp - Universidade de Campinas - tem subido posições a cada ano e ocupa agora está em 206º lugar do CWUR.

Universidades Publicas:

As Universidades Públicas continuam no topo dos rankings. A USP é considerada neste momento a melhor opção entre as Universidades Brasileiras. Estudar numa Universidade Pública continua a ser privilégio para poucos, já que o acesso é bastante restrito.

Universidades Privadas:

Desde que seja uma instituição séria também a Universidade privada também tem o seu valor. A Universidade Católica é um bom exemplo e está bem conceituada no Ranking da Folha de São Paulo. A Universidade Presbiteriana Mackenzie também se destacou, ocupando o 32º lugar da lista.

EAD - Ensino a distância

Apesar de ter aumentado a procura pelo Ensino a Distância, esta modalidade não é muito apreciada pelos empregadores. Aos olhos da empresa pode parecer que não houve tanto comprometimento do aluno, já que este tipo de ensino é menos exigente do que o tradicional. Por outro lado, o EAD pode ser uma boa aposta para quem já está estabilizado no mercado profissional. Para alguém que já tenha experiência na área mas ainda não tem certificação profissional, esta é uma boa opção.

A experiência profissional conta mais do que o percurso acadêmico

É importante escolher uma boa universidade e ter acesso a uma formação de qualidade. É verdade que o nome da instituição de ensino tem peso quando se trata de procurar o primeiro emprego. É normal que as empresas tenham em consideração este fator, já que é o único que pode servir de referência do aluno sem experiência. Mas a experiência profissional conta mais do que todos estes fatores.

Depois de entrar no mercado de trabalho e adquirir experiência, o nome da Universidade deixa de ter tanta importância na escolha do candidato para uma vaga de emprego. Isso porque as referências dele passam a ser profissionais, e não somente acadêmicas. 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Poliana Oliveira Poliana Oliveira

Nasceu em Brasília, cresceu em Goiânia e vive há oito anos em Portugal. Formada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. Trabalha na área de Marketing Digital. Adora cães, cinema, dança e viagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar