O que mudou com a TV digital

A TV digital trouxe mais qualidade de som e imagem para as telas de TV dos telespectadores do país, além de crescimento para o setor de telecomunicações: 70% dos brasileiros trocaram de TV e mais de 54 milhões de pessoas já têm acesso à TV a cabo.

O que mudou com a TV digital
Milhares de domicílios ainda não têm equipamento para receber sinal digital.

A transmissão da TV digital foi implementada no Brasil em 2007, e a partir de 2008 foi iniciado um programa para a sua popularização. Mas o que realmente mudou com a TV digital?

QUER UMA TV A CABO BARATA?
Acompanhe filmes e séries na TV a cabo sem pagar uma fortuna. Encontre já uma solução boa e barata para você.

Na prática e de imediato, o que mudou na vida do telespectador brasileiro é que foi preciso desembolsar algum dinheiro para ter acesso à TV digital, seja com a compra de um conversor digital, de um novo aparelho de TV com tecnologia HD, ou contratando um serviço de TV a cabo

Só nos últimos três anos, 70% dos brasileiros trocaram de aparelho de TV e cerca de 28% dos domicílios brasileiros possuem TV a cabo. Este crescimento no setor de telecomunicações e entretenimento está diretamente relacionado com a chegada da TV digital no país.

 

Vantagens da TV digital

A grande vantagem da TV digital é a qualidade da imagem, sem ruídos, sem chuviscos, sem fantasmas, sem interferências de outros aparelhos eletrônicos e com alta definição e elevado nível de nitidez. 

 

Além da surpresa de ver detalhes nas imagens que antes não se via, como imperfeições na pele dos atores, a outra novidade da TV digital é a interatividade. A outra vantagem, é que é possível ver TV utilizando aparelhos portáteis, como celulares e notebooks.

 

O que é preciso para ter acesso à TV digital?

Em primeiro lugar, é preciso que a sua região já tenha o sinal digital. O compromisso do governo, era que até 2016 todo o Brasil recebesse a cobertura do sinal digital, mas este prazo já foi adiado. É possível consultar quais são as cidades com cobertura no site oficial da TV digital no Brasil.

 

Depois, é preciso ter um equipamento eletrônico apto a receber o sinal digital, ou seja, um aparelho de TV HD, seja LED, LCD ou plasma. Os aparelhos mais atuais já trazem o conversor digital integrado, mas se você comprou a sua TV HD há mais de quatro anos é possível que precise usar um conversor digital externo.

 

O conversor externo é semelhante a um aparelho de DVD, e pode ser conectado inclusive a TVs de tubo. Um conversor digital pode custar a partir de R$80,00. Já por um novo aparelho de TV com sistema HD com pelo menos 32", pode ser preciso desembolsar mais de R$900,00.

 

A outra alternativa, pela qual muitos brasileiros estão optando, é aderir a um serviço de TV a cabo. A vantagem para quem já tem uma TV HD ou mesmo uma smart TV é poder aproveitar mais canais com alta definição e a interatividade prometida para a TV digital aberta, mas que ainda vai demorar muito para chegar.

 

Subsídio para a compra de TV digital

O prazo para o desligamento do sinal analógico foi adiado para 2018. Uma das razões é que pode não ser possível completar a cobertura em todo o país. O outro motivo é que, de acordo com dados do IBGE, mais de 20 milhões de domicílios brasileiros ainda não têm equipamento.

 

Leia também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar