Tipos de franquia de seguro auto

A franquia de um seguro auto é a coparticipação que o segurado paga, caso ocorra um sinistro. Há quatro tipos de franquia de seguro auto que podem ser contratadas: franquia básica, franquia, reduzida, franquia ampliada, e franquia isenta.

Tipos de franquia de seguro auto
Conheça os diferentes tipos de franquia de um seguro auto
  • Saiba a diferença entre os tipos de franquia e escolha a que melhor se adapta ao seu perfil.

Quando se contrata um seguro auto, o segurado tem uma coparticipação no caso de ocorrência de sinistro. Esta coparticipação se chama franquia. A franquia é um valor que vem definido na apólice de seguro e corresponde a parte do prejuízo do sinistro que o segurado deve pagar. Entenda melhor o que é franquia.

 

O valor da franquia é pago ao prestador de serviço, no caso, a uma oficina mecânica. Existem quatro diferentes tipos de franquia: franquia básica, ou obrigatória, franquia ampliada, franquia isenta, e franquia reduzida. 

 

SEGURO AUTO COM FRANQUIA BÁSICA OU OBRIGATÓRIA

É a franquia padrão, mais oferecida pelas seguradoras, e é calculada com base no tipo e no valor do veículo. Esta franquia não se aplica quando há perda total do veículo.

 

SEGURO AUTO COM FRANQUIA AMPLIADA

A franquia ampliada custa, no geral, o dobro da franquia básica. Isto significa que o segurado está ampliando a sua participação em possíveis prejuízos, caso ocorra um sinistro. A vantagem é que o preço do seguro auto fica substancialmente mais baixo. Vale a pena para casos em que há poucas possibilidades de ocorrência de sinistro, como é o caso de carros de passeio, que são usados apenas eventualmente.

 

Faça uma simulação e veja qual o melhor tipo de seguro auto para você.

 

SEGURO AUTO COM FRANQUIA REDUZIDA

Este tipo de franquia custa a metade do valor da franquia básica, ou seja, é 50% mais barata. No entanto, o valor da apólice do seguro auto será maior, já que o segurado diminui a sua participação nos prejuízos em caso de sinistro.

 

SEGURO AUTO COM FRANQUIA ISENTA

Ao contratar um seguro auto com franquia isenta, o segurado não tem qualquer participação nas despesas com o veículo, caso ocorra algum sinistro. isto quer dizer que a seguradora responsabiliza-se 100% pelos riscos, por isso o valor do seguro auto com franquia isenta é muito mais elevado. 

 

Caso o veículo sofra um incêndio, explosão, seja atingido por um raio ou tenha perda total com indenização integral do automóvel, no caso de uma colisão ou roubo, por exemplo, nenhuma franquia não pode ser aplicada. 

 

Leia também » Como funciona o seguro auto.

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar