Quer comprar um carro sem entrada?

Receba cotações de crédito para comprar o seu carro

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte

Saiba como entrar em um consórcio em andamento

Entrar em um consórcio em andamento é uma alternativa para adquirir o bem desejado mais rápido, aproveitando as vantagens desta modalidade de crédito.

As vantagens de comprar um consórcio em andamento

Entrar em um consórcio em andamento, é uma excelente alternativa para quem quer aproveitar as vantagens do consórcio para adquirir um bem, seja veículo ou imóvel, mas não quer esperar tanto tempo até ser sorteado ou ter condições de dar uma lance vencedor.

Quando um novo grupo de consórcio se inicia, é muito comum que haja pessoas com boas reservas financeiras para dar lances altos e conseguir a carta contemplada logo nos primeiros meses. Por isso, o consórcio em andamento é vantajoso, pois quem tinha mais dinheiro para dar lances mais altos já deu, e torna-se mais fácil conseguir dar um lance vencedor com uma quantia mais baixa de dinheiro. 

Como entrar em um consórcio em andamento

teste
o CARRO
QUE VOCÊ
QUER
COMPRAR
agente um
test drive grátis

Há basicamente duas alternativas para entrar num consórcio em andamento: uma é comprando a cota de um consorciado que tenha desistido do consórcio, e a outra é comprando uma cota diretamente da administradora. Veja as diferenças:

1. Comprar cota de consórcio em andamento de um consorciado

Uma alternativa para entrar em um consórcio em andamento é comprar uma cota de alguém que, por algum motivo, desistiu do consórcio. Assim, o novo consorciado deverá pagar o ágio, ou seja o valor já pago pelo antigo consorciado. Esta opção compensa para quem tem uma boa poupança, mas ainda não reuniu o dinheiro suficiente para comprar o bem à vista, e não quer recorrer aos altos juros do financiamento.

Comprando diretamente de um consorciado, também é possível comprar o consórcio em andamento já contemplado. Ou seja, o novo consorciado já compra a cota contemplada, paga o ágio e continua pagando as demais parcelas. É preciso ter em vista que comprar uma cota contemplado, ou em outras palavras, a carta de crédito, terá um custo mais elevado. No entanto, ainda assim é um bom negócio para quem tem alguma reserva financeira. O ágio serve como uma espécie de entrada no veículo.

Mas atenção: é preciso ter muito cuidado ao comprar um consórcio contemplado para não cair em um golpe. A venda de consórcios contemplados é legal, mas é preciso seguir as regras da administradora e ter a certeza de que o consorciado que colocou a carta à venda está em situação regular.

2. Comprar cota em andamento da administradora

A outra alternativa para entrar em um consórcio em andamento, seria comprar uma cota de um grupo já formado diretamente da administradora para pagar em menos meses do que os outros consorciados do grupo.

Por exemplo, se você comprar uma cota com valor de R$30 mil num grupo de consórcio de 60 meses, já no 30° mês, pagará uma parcela mais alta do que os demais, (basicamente o dobro do fundo comum, mais as taxas de administração e fundo de reserva proporcional ao período restante), mas terá mais chances de ser sorteado, pois já restarão menos pessoas ainda não contempladas. Além disso, as suas chances de dar um lance vencedor também são maiores.

Entrar num consórcio em andamento é uma boa alternativa para quem está mais desafogado financeiramente, tem condições de pagar parcelas mais elevadas do que as de um consórcio num grupo que está começando, e não tem tanta pressa para receber o bem.
 

Encontre a melhor solução para comprar o seu carro com as menores parcelas.
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Carolina Benevides Carolina Benevides

Jornalista brasileira, Carolina Santarosa é formada pela Universidade de Fortaleza desde 2011. Atualmente cursa o 2º ano do Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. A profissional já trabalhou no marketing da Red Bull, foi Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e do North Shopping Fortaleza. Fez intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos e atualmente mora no Porto (Portugal).