Saiba quem tem direito ao PIS e como receber o Abono Salarial

Quem tem direito ao PIS deve estar atento aos prazos para sacar o Abono Salarial. Veja quais são os requisistos para ter direito ao PIS e quando pode receber o benefício.

Saiba quem tem direito ao PIS e como receber o Abono Salarial
Quem tem direito ao PIS deve estar atento ao calendário de pagamento.

CARTÃO DE CRÉDITO SEM ANUiDADEsaiba como ter o seu

Você sabe quem tem direito ao PIS? O Programa de Integração Social foi instituido pelo Governo e abrange grande parte dos trabalhadores brasileiros.  O Abono Salarial é o benefício pago aos trabalhadores inscritos no PIS. O pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal.

Quem tem direito ao PIS são os trabalhadores que cumprem as seguintes condições: 

  • Ter trabalhado pelo menos seis meses do ano- base ( Para receber o PIS em 2015, tenha em consideração o ano de 2014 como ano- base);
  • Estar cadastrado no programa PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter remuneração média de até dois salários mínimos durante o ano que que for considerado para a atribuição do benefício;
  • Ter trabalhado para empregadores registrados e contribuintes para o PIS/PASEP no ano base;
  • Ser cadastrado no RAIS – Relação Anual de Informações Sociais – pelo empregador;
  • Ter trabalhado pelo menos durante 30 dias no ano-base com remuneração e carteira assinada.
  
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
O E-Konomista não brinca em serviço, e vai te ajudar a encontrar a oportunidade certa. Faça o cadastro gratuitamente e receba vagas no Brasil e no exterior.
 

Calendário de pagamento do PIS

O  Abono Salarial pago aos trabalhadores inscritos no PIS  corresponde a um salário mínimo, vigente na data do pagamento. 

Quem tem direito ao PIS tem que estar atento ao calendário de pagamento. Atualmente a data de pagamento do benefício varia de acordo com o mês de aniversário do trabalhador. Consulte a tabela no site.

Existem prazos definidos para que seja feito o saque e caso o trabalhador não cumpra a data limite, perde o direito ao benefício referente àquele ano. Quando isso acontece, o valor é encaminhado para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).


Agora que já sabe quem tem direito ao PIS, veja como recebê-lo

  • Se tem conta na Caixa, pode receber o benefício diretamente na conta;
  • Com o Cartão do Cidadão poderá sacar o benefício nos caixas eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui;
  • Pode se dirigir à uma agência da Caixa e apresentar o número do PIS e um documento de identificação para receber o Abono Salarial.
 

Consulte o saldo do PIS pela internet

Acesse o site da Caixa Econômica Federal  e faça o seu cadastro, caso ainda não tenha feito. Depois infome sua senha e o número do PIS e clique em “Serviço do Cidadão”. Na página irá aparecer os seus dados e toda a informação relativamente ao PIS. 


Quotas do PIS

Diferentemente do Abono Salarial, os rendimentos do PIS são juros que apenas os trabalhadores cadastrados até 04/10/1988 têm direito a receber, desde que não tenham feito o saque total do valor. Não existe calendário estipulado para o pagamento das quotas e o valor pode ser requerido a qualquer tempo, exclusivamente em uma agência da Caixa – e desde que se encontre em uma das seguintes situações: 

•    Aposentadoria
•    invalidez permanente ou reforma militar
•    transferência de militar para a reserva remunerada
•    idade igual ou superior a 70 anos
•    morte do participante
•    titular ou dependente portador do vírus HIV
•    titular ou dependente portador de neoplasia maligna (câncer)
•    benefício assistencial à pessoa portadora de deficiência e ao idoso
 

O pagamento dos rendimentos do PIS é feito exclusivamente em agências da Caixa Econômica Federal. Para receber é necessário apresentar o número do PIS, um documento de identificação e os documentos que comprovem o direito de saque.
 

Garanta um lugar no mercado de trabalho. Ganhe um tablet para fazer a sua Pós online.
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Poliana Oliveira Poliana Oliveira

Nasceu em Brasília, cresceu em Goiânia e vive há oito anos em Portugal. Formada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. Trabalha na área de Marketing Digital. Adora cães, cinema, dança e viagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar