Qual o prazo máximo de um consórcio de imóveis?

O consórcio de imóveis é uma boa alternativa para quem comprar um imóvel e não tem pressa de se mudar. Os bancos e administradoras ampliaram o prazo máximo de pagamento e elevaram os valores das cotas.

Qual o prazo máximo de um consórcio de imóveis?
Saiba em quanto tempo é possível pagar um consórcio de imóveis
  • Administradoras vendem consórcio de imóveis com prazo máximo que variam de 80 a 240 meses. Saiba se isso é vantajoso.

Com a supervalorização dos imóveis no Brasil, comprar a casa própria à vista é uma realidade muito distante para a grande maioria dos brasileiros. As alternativas de crédito para quem quer sair do aluguel são, principalmente, o financiamento e o consórcio de imóveis.

A grande vantagem do financiamento em relação ao consórcio é que o comprador já pode se mudar assim que consegue a liberação do crédito e compra o imóvel. Mas os altos juros tornam muitas vezes as prestações impraticáveis, além disso, na maioria dos casos, é preciso ter uma boa quantia em dinheiro para dar a entrada.

Fazendo as contas, ao fim de muitos anos de prestações, percebe-se a grande fatia do orçamento que ficou para o banco. Isto tem feito com que muitas pessoas recorram ao consórcio de imóveis, setor que vem crescendo no ramo de consórcios.

VANTAGENS DO CONSÓRCIO DE IMÓVEIS

Assim como qualquer modalidade de consórcio, o consórcio de imóveis não tem juros, apenas taxas de administração e fundo de reserva. Por isso, o consórcio é a opção mais econômica para quem comprar um imóvel.

A outra vantagem, é que é possível utilizar o seu FGTS para complementar o valor do imóvel. Assim, é possível comprar uma cota com valor mais baixo. Isso quer dizer que as prestações também serão mais baixas, ou as chances de ser sorteado maiores, se comprar o consórcio com um prazo mais curto.

No entanto, para receber a carta de crédito e ter o dinheiro disponível para comprar a casa ou apartamento, é preciso ser sorteado ou dar um lance. Ou seja, o consórcio de imóveis é feito para quem não tem pressa e tem condições de pagar ao mesmo tempo as despesas atuais de moradia, como o aluguel, mais a prestação do consórcio.

QUAL O PRAZO MÁXIMO PARA PAGAR UM CONSÓRCIO DE IMÓVEIS

No geral, as administradoras de consórcio de imóveis estipulam como prazo máximo para pagamento o período de 80 a 240 meses, dependendo do número de consorciados no grupo.

Em 2012, muitos bancos também ampliaram de 120 para 200 meses o período máximo para pagamento do consórcio de imóveis. Isto porque houve um aumento considerável no valor dos imóveis no Brasil. O valor das cotas também aumentaram, chegando até a R$700 mil. E mais, os bancos estão reduzindo a taxa de administração. O que torna o consórcio ainda mais vantajoso.

Mas atenção: antes de entrar num consórcio de imóveis é preciso considerar todas as condições que envolvem a modalidade. É uma compra programa, mas a longo prazo. São muitos anos de compromisso financeiro, e não há garantia de contemplação imediata ou ao menos a curto prazo. Por isso, o consórcio de imóveis não é uma boa saída para quem quer se livrar do aluguel de imediato. A não ser que o consorciado tenha uma boa reserva financeira para dar um lance.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar