Qual o lance mínimo que posso dar num consórcio de carros?

Como ter o consórcio contemplado com um lance mínimo

Procurando um consórcio de carro?

Procurando um consórcio de carro?

Receba uma proposta em menos de 10 minutos. É fácil, rápido e 100% gratuito.

Procurando um consórcio de carro?

Informe o valor da parcela que cabe no seu bolso.

10 1.000

Digite seu email mais usado. Ex: maria@gmail.com

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão partilhados com os nossos a Parceiros.

SOLICITAR

Muita gente entra num consórcio de carros para aproveitar a principal vantagem deste tipo de sistema de crédito, que é o fato de não ter juros, já com a ideia de dar um lance para ser contemplado, receber a carta de crédito e poder comprar logo o seu bem.


QUER COMPRAR UM CONSÓRCIO?
Antes de fechar negócio é muito importante pesquisar. Faça uma simulação de consórcio e veja se essa modalidade de crédito se encaixa nas suas necessidades e condições.

 

Mas conseguir a carta de crédito por meio de um lance não é assim tão simples. Há vários fatores que vão interferir para você ser contemplado num consórcio com lance mínimo, por exemplo. Por isso, é bom se preparar: a não ser que você tenha sorte, para dar um lance vencedor e ter o consócio contemplado, é preciso estar financeiramente preparado.

 

Qual o valor do lance mínimo num consórcio?

O lance é uma maneira do consorciado tentar receber o seu carro mais rapidamente, não ficando apenas condicionado aos sorteios. Após cada assembléia, quando são realizados os sorteios, os consorciados têm ainda a chance de ser contemplado através de um lance. No geral, o consorciado deve informar com antecedência à administradora que vai dar um lance. O valor deste lance não é revelado, até a hora da assembleia, quando os envelopes são abertos e então o maior lance é contemplado e leva a carta de crédito.

 

De acordo com a ABAC - Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, não há, por regra geral, uma definição de um valor de lance mínimo a ser dado num consórcio de carros. Isto vai variar de administradora para administradora. Por isso, é importante ler com atenção o contrato. Da mesma forma, também é a administradora que vai definir, em contrato, as regras de desempate, caso dois ou mais consorciados dêem o mesmo lance.

 

Apesar de não haver um regulamento geral da ABAC, é comum que as administradoras definam que o valor do lance mínimo é de 1% do que ainda resta para pagar da cota do consorciado. Outras, já definem que o valor mínimo é de 10% da cota, acrescida das taxas de administração e fundo de reserva proporcional. Por isso, se você entrou num consórcio pensando em ser contemplado com lance mínimo, leia muito bem todas as cláusulas do contrato!

 

É possível ter o consórcio contemplado com lance mínimo?

Ter o consórcio contemplado com lance mínimo é difícil, sobretudo num grupo que está começando. Isto porque quem entrou no grupo de consorciados com a intenção de dar um lance vencedor, já vem preparado com uma boa reserva financeira.

 

No início de um grupo, os lances vencedores giram em torno de 40% a 60% do valor das cotas. Os consorciados encaram o lance como se fosse a entrada do carro, e depois pagam o restante das prestações sem juros, apenas com os acréscimos das taxas. Para quem pode fazer isso, o consórcio de carros é um excelente negócio, pois funciona como um financiamento, mas sem as altas taxas de juros que este tipo de crédito implica.

 

Quando o grupo já está em andamento, o valor dos lances começa a diminuir, assim ter o consórcio contemplado com lance mínimo é mais fácil. Por isso, se você não tem uma reserva financeira considerável, uma solução pode ser entrar num grupo já em andamento, ou esperar alguns meses para dar um lance.

 

Veja também:

Autor: Carolina Benevides.
Jornalista brasileira, Carolina Santarosa é formada pela Universidade de Fortaleza desde 2011. Atualmente cursa o 2º ano do Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. A profissional já trabalhou no marketing da Red Bull, foi Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e do North Shopping Fortaleza. Fez intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos e atualmente mora no Porto (Portugal).
Gostou deste artigo?
Assine a nossa newsletter e receba mais dicas e notícias do E-konomista.
Aline Soares
Dúvida sobre Qual o lance mínimo que posso dar num consórcio de carros?

Aline SoaresPublicado em 13 dias 11 meses

Digite aqui sobre Qual o lance mínimo que posso dar num consórcio de carros?.

Enviar um e-mail para notificar sobre um novo comentário

» Publicar »

Outros comentários (0)