Qual é a melhor: TV LED ou LCD?

Nos últimos anos, os consumidores têm investido em TVs de tela plana sem tubo, e em tecnologias digitais com alta resolução. Mas você sabe qual é a diferença entre uma TV LED ou LCD?

Qual é a melhor: TV LED ou LCD?
Entenda a diferença entre as tecnologias LED e LCD e saiba qual a melhor para a sua TV.

A venda de TVs de tela plana cresceu muito nos últimos anos. Os brasileiros resolveram trocar de vez a velha TV de tubo por uma TV de LED ou LCD. Se você está pensando em comprar uma TV de tela plana, entenda qual diferença entre duas das tecnologias mais usadas atualmente e saiba escolher entre uma TV LED ou LCD.

 

TV A CABO MAIS BARATA
Acompanhe as suas séries preferidas da TV a cabo sem pagar uma fortuna por isso. Encontre já uma solução sob medida para você. 

 

TV LED ou LCD, qual a melhor?

  • TV LCD

Antes de qualquer coisa, seja para comprar uma TV LED ou LCD, é importante que você se certifique de que na sua região já há sinal digital, ou de alta definição (HD). Caso não haja, a solução para aproveitar toda a tecnologia da sua nova aquisição, seria contratar um serviço de TV a cabo.  

Para que você entenda a diferença, a tela da TV LCD é feita com cristais líquidos e é iluminada com lâmpadas fluorescentes, o mesmo tipo de tecnologia usada nos monitores dos computadores, e é especialmente aperfeiçoada para dar mais contraste e brilho às imagens. A TV LCD é uma boa escolha para ambientes claros, pois não apresenta muitos reflexos. 

A principal vantagem, é que a TV LCD consome menos energia e é oferecida no mercado em diferentes tamanhos com resolução Full HD, dando maior margem de escolha ao consumidor. Além disso, a TV LCD tem um preço inferior à TV LED.

 

  • TV LED

A TV LED é basicamente uma TV LCD, porém iluminada com lâmpadas de LED livres de mercúrio, o que oferece uma imagem com muito mais qualidade, mais nitidez, contraste e brilho do que uma LCD convencional.

A TV LED, no geral, também tem uma espessura muito fina, cerca de 3 cm, dependendo das polegadas, e um design muito mais sofisticado. O baixo consumo de energia também é um ponto forte: é 40% mais econômica do que uma TV de tubo. No entanto o preço é bem superior ao da TV LCD. 

A TV de LED é ideal para quem valoriza os detalhes da imagem em filmes e games. Além disso, o aparelho tem maior durabilidade que uma TV LCD. Com seis horas de uso diário, uma TV LED pode durar até 20 anos, e o seu processo de produção causa menor impacto ambiental. 

 

LED ou LCD: qual comprar

Em termos de qualidade, a TV LED realmente é muito melhor do que a TV LCD. É superior em todos os aspectos simplesmente porque é uma LCD aperfeiçoada. O problema é que hoje ainda é uma TV mais cara, exigindo um alto investimento.

Mas a previsão é que gradativamente todas as TVs LCD sejam feitas com a tecnologia LED. Hoje, a LED é a escolha mais cara, mas o custo x benefício é ótimo, considerando a economia de energia e a durabiliade do aparelho. Mas se você não estiver disposto a investir tanto, uma LCD já lhe dará uma melhoria significativa na qualidade da imagem.

 

Leia também:

Gostou? Compartilhe!
Carolina Benevides Carolina Benevides

Jornalista brasileira, Carolina Santarosa é formada pela Universidade de Fortaleza desde 2011. Atualmente cursa o 2º ano do Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. A profissional já trabalhou no marketing da Red Bull, foi Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e do North Shopping Fortaleza. Fez intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos e atualmente mora no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar