Quais procedimentos o seu convênio odontológico deve cobrir?

A Agência Nacional de Saúde Suplementar regula também os serviços prestados pelas operadoras de convênio odontológico, e estabelece um rol básico de procedimentos. Confira quais são os serviços que o seu plano odontológico deve cobrir.

Quais procedimentos o seu convênio odontológico deve cobrir?
Confira o rol de procedimentos cobertos por um convênio odontológico
  • Saiba qual é a cobertura mínima obrigatória de serviços que um convênio odontológico deve oferecer.

Na hora de contratar um convênio odontológico é bom se informar sobre quais são os procedimentos cobertos pelo plano e se atendem às suas necessidades. 

É importante saber que existe um rol básico de procedimentos cobertos que são obrigatórios para todas as operadoras. Por isso, preste atenção, algumas operadoras de convênio odontológico podem divulgar a cobertura de certos serviços como se fosse uma mais valia, quando na verdade é obrigatória e comum a todos os convênios.

Quem se interessar por serviços específicos, pode procurar planos com uma abragência maior, sabendo que pagará mais caro por isso, como os planos que cobrem procedimentos estéticos ou implantes dentais. Em outros casos, o beneficiário de convênio odontológico pode conseguir preços mais vantajosos do que clientes que não têm qualquer convênio.

A ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar regula as operadoras de planos de saúde e odontológico e é quem estabelece um rol de procedimentos que constituem uma referência básica para cobertura de procedimentos médicos e odontológicos.

A última revisão feita pela ANS, incluiu mais 14 procedimentos obrigatórios, como exames de glicemia, hemograma completo, histopatologia e exame de coagulação. Ao todo, são 80 os procedimentos cobertos. Confira alguns dos principais procedimentos que fazem parte do rol básico do convênio odontológico:

Procedimentos de diagnóstico:

»Consulta inicial de diagnóstico, com plano de tratamento e prognóstico

»Exame hispatológico (biópsia)

»Exame de glicemia

»Exame de sangue (hemograma e coagulação)

Procedimentos de urgência/emergência:

»Curativos ou suturas em caso de hemorragia ou outros

»Imobilização dentária em caso de trauma

»Recimentação de trabalho protético

»Colagem de fragmentos de dentes fraturados

»Reimplante de dente

Procedimentos de prevenção em saúde bucal:

»Identificação de placa bacteriana

»Profilaxia

»Fluorterapia

»Aplicação de selante

Procedimentos de dentística:

»Aplicação de cariostato para estacionar o processo de cárie

»Restaurações

»Preechimento

Procedimentos de periodontia:

»Raspagem subgengival 

»Aumento de coroa 

»Cirgurgia periodontal

Outros procedimentos:

»Procedimentos de endodontia

»Cirurgias

»Extração

Confira a lista completa de procedimentos no site da ANS. E se ficou interessado em fazer um convênio odontológico, pesquise e busque uma opção que ofereça a cobertura que precisa com as condições ideiais para você. 

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar