Fatores que influenciam no preço do seguro auto

O valor de uma apólice de seguro pode variar bastante de seguradora para seguradora, mas também há diversos fatores que influenciam no preço do seguro auto, como o perifl do condutor, tipos de coberturas e franquias, entre outros.

Fatores que influenciam no preço do seguro auto
Do perfil do segurado ao perfil do carro, veja os fatores que influenciam no preço do seguro auto.

Pague menos pelo seguro do seu carro. Faça uma simulação e encontre a solução mais barata.

 

   

O valor de uma apólice de seguro de veículos varia muito de seguradora para seguradora, mas também há vários fatores que influenciam no preço do seguro auto.


 

6 fatores que influenciam no preço do seguro auto

1. Perfil do segurado

O perfil do segurado é um fator chave de influência no preço do seguro auto. O valor pode variar bastante de acordo com a faixa etária, sexo, estado civil, cidade, endereço, histórico do motorista, tipo de uso do carro, etc. 


 

ECONOMIZE NO SEGURO AUTO
Será que o seguro auto que você tem é realmente a melhor e mais barata solução? Faça uma simulação e encontre o melhor seguro auto para você.

2. Perfil do carro

Algumas marcas e modelos de carros são mais visados pelos ladrões, por isso correm mais riscos de serem furtados ou roubados. No geral, os modelos mais visados são os carros populares, que apesar de terem um valor de mercado mais baixo, possuem seguro auto mais caro. Outros modelos que tornam o seguro auto mais caro são aqueles que possuem uma manutenção ou peças de reposição muito caras.

 

O ano de fabricação do carro também é outro fator que influencia no preço do seguro auto. Quanto mais antigo, mais caro é o seguro. Em alguns casos, dependendo do ano de fabricação, muitas seguradoras podem até mesmo se recusar a fazer o seguro. Os veículos novos também acabam tendo o preço do seguro auto mais elevado, pois no caso de perda total a indenização será mais alta.

 

Franquia normal ou reduzida? Saiba a diferença.

 

3. Cidade

A cidade e bairro também pesam na equação para calcular o preço do seguro auto. Isto porque há cidades em que o trânsito é mais violento, e há mais índices de acidentes, ou regiões que são mais perigosas, e deixam os carros mais expostos a roubos ou furtos.

 

4. Itens de segurança

Se o carro tiver itens de segurança, como alarme, rastreador, ou se for blindado acaba por ter um desconto no valor do seguro auto. Da mesma forma, se o carro ficar guardado numa garagem, tanto na residência quanto no trabalho, o seguro auto acaba por ser mais barato.

 

5. Tipo de cobertura

O tipo de cobertura é também um dos fatores que mais influenciam no preço do seguro auto. Quanto mais coberturas adicionais, mais caro fica o seguro. Conheça os diferentes tipos de coberturas de seguro auto.

 

6. Tipo de franquia

O segurado também pode escolher o tipo de franquia, se optar por exemplo por uma franquia ampliada, terá o valor do seguro mais baixo do que a franquia básica. Já se optar por uma franquia isenta, terá um seguro auto significativamente mais caro. Conheça os diferentes tipos de franquias de seguro auto.

 

 
Sabia que fazer test drive gratuito e sem compromisso é um direito de todo consumidor que pretende comprar um carro? Agende já o seu.



Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar