Posso fazer a dedução do plano de saúde no Imposto de Renda?

Saiba quais são as despesas médicas a fazer de dedução do plano de saúde no Imposto de Renda, e veja alguns cuidados a tomar não errar na hora de declarar.

Posso fazer a dedução do plano de saúde no Imposto de Renda?
Plano de saúde é despesa médica dedutível no Imposto de Renda

Na hora de prestar contas com o Leão e fazer a declaração do Imposto de Renda, há alguns gastos que você declarar e que são dedutíveis. Ou seja, você receberá o percentual referente a esta despesa na restituição do Imposto de renda.Os gastos médicos ou de hospitalização fazem parte das despesas dedutíveis. A dedução do plano de saúde no Imposto de Renda também entra como despesa médica.

Dedução do plano de saúde no IR: veja como fazer e o que incluir

Pode-se fazer a dedução do Imposto de Renda das despesas médicas ou hospitalares pagas pelo próprio contribuinte para tratamento próprio ou de seus dependentes, desde que sejam declarados como tal na Declaração Anual do Imposto de Renda.

O pagamento de um plano de saúde é considerado uma despesa médica, assim tratamentos particulares de toda e qualquer tipo de especialidade médica, odontologia, psicologia, fonoaudiologia, próteses, exames, etc. Em muitos casos, até das cirurgias plásticas pode-se fazer dedução do imposto de renda. 

SUS: entenda todos os serviços aos quais tem direito de graça

E mesmo as despesas médicas realizadas no exterior são dedutíveis, desde que tudo seja devidamente comprovado. Neste caso, o valor deve ser convertido em dólar americano e depois convertido para real.

Em relação ao plano de saúde, é preciso ter atenção. Se o seu plano de saúde é empresarial, e você paga apenas parte da mensalidade, você somente deve declarar o valor pago por você. 

Da mesma forma, se tiver um plano de saúde, e a sua esposa também e os seus filhos estão como dependentes dela na declaração do Imposto de Renda, ainda que você pague as mensalidades dos planos de saúde das crianças,  estas despesas devem constar na declaração da sua esposa.

Além das despesas médicas, pode-se fazer dedução do Imposto de Renda das despesas com educação, previdência, INSS de empregados domésticos, e incentivos fiscais.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar