Os problemas mais comuns que afetam a saúde bucal

Boa parte dos problemas que afetam a saúde bucal ocorrem devido a uma higiene oral inadequada. Mas os longos períodos sem visitar o dentista, fazer consultas de revisão ou realizar algum tipo de tratamento preventivo podem agravar a situação. Saiba como evitar esses problema e cuidar da sua saúde bucal.

Os problemas mais comuns que afetam a saúde bucal
Cinco problemas que podem afetar a sua saúde bucal
  • A boa higiene oral e as visitas regulares ao dentista podem ajudar a manter a saúde bucal em dia.

Com a popularização dos planos odontológicos, a saúde bucal passou a ser também uma preocupação básica dos brasileiros, mas é verdade que há alguns anos não era uma prioridade, sobretudo devido aos elevados preços dos tratamentos odontológicos.

Os planos odontológicos mais básicos não cobrem todos os tipos de tratamento, principalmente os procedimentos estéticos, mas o rol mínimo de cobertura definido pela ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar já é capaz de assegurar a saúde bucal, cobrindo os procedimentos que tratam os problemas mais comuns.

A maioria dos problemas que afetam a saúde bucal são decorrentes de uma inadequada higiene oral. A correta escovação e as visitas periódicas ao dentista podem evitá-los. Por isso, os planos odontológicos podem ser excelentes aliados para o cuidado com a saúde bucal, pois nas consultas de revisão, feitas de seis em seis meses, é possível identificar os problemas ainda em fase inicial e dar um tratamento adequado, solucionando o problema de forma simples.

OS CINCO PROBLEMAS MAIS COMUNS QUE AFETAM A SAÚDE BUCAL:

» Placa bacteriana: película que se forma sobre os dentes. É formada por bactérias e açúcares e tem aparência pegajosa e incolor. A placa bacteriana deve ser removida com fio dental e escovação.

» Tártaro: quando a placa bacteriana não é removida de modo eficaz, endurece e forma o tártaro. Por ser uma camada porosa, o tártaro absorve as cores dos alimentos, por isso se você toma muito café ou coca-cola, a tendência é que a camada de tártaro fique amarelada ou marrom. O tártaro só pode ser removido pelo dentista.

» Cárie: as cáries são lesões causadas por bactérias e placas bacterianas. A cárie pode ser evitada com uma boa higiene oral, mas quando aparece deve ser tratada pelo dentista.

» Gengivite: a gengivite é uma inflamação, com inchaço e sangramento da gengiva, causada pelo acúmulo de placas bacterianas. Pode ser evitada com uma escovação adequada, mas deve ser tratada por um dentista.

» Periodontite: um estado agravado da gengivite, que causa a inflamação não apenas dos tecidos das gengivas, mas da raiz dos dentes, podendo levar a perda dentária.   

Ter um convênio odontológico pode ser uma boa maneira de manter a saúde bucal em dia. Pesquise as diferentes opções de planos odontológicos que o mercado oferece.

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar