OLX ou Mercado Livre, qual é melhor?

Quer desapegar de produtos que já não usa mais e está em dúvida se deve usar o OLX ou Mercado Livre? Conheça as vantagens e desvantagens de cada.

OLX ou Mercado Livre, qual é melhor?
Pensou em vender no OLX, mas ainda está em dúvida se o Mercado Livre é melhor?

Hoje em dia, vender as coisas que já não precisamos ou queremos se tornou super fácil com a internet. Há vários sites de classificados para comprar e venda de todo tipo de produto. No Brasil, o mais conhecido costumava ser o Mercado Livre, que dominou o mercado por muitos anos, mas a verdade é que para muitos o Mercado Livre sempre pareceu algo um tanto confuso.

A chegada de outros sites, como o OLX, que se fundiu com o Bom Negócio, deu mais opções para os usuários da rede que querem desapegar de objetos pessoais e fazer algum dinheiro extra. Mas afinal, qual o melhor site de vendas, OLX ou Mercado Livre? Vamos por pontos...
 

Aplicativo OLX para IOS ou Android
Baixe o aplicativo da OLX e veja como é fácil vender e fazer um dinheiro extra com o que você não usa mais.

OLX ou Mercado Livre, saiba qual escolher

Mercado livre: vantagens e desvantagens

O Mercado Livre existe desde 1999, e é um tipo de classificados online, onde os usuários podem anunciar os seus produtos para vender, desde roupas usadas até veículos e imóveis.

Vantagens:
  • Com tantos anos de atividade, o Mercado Livre é seguro e é uma boa alternativa para quem quer vender e comprar.  
  • O Mercado Livre tem o sistema de pagamento seguro através do Mercado Pago. A grande vantagem, além da segurança e garantia de recebimento do produto ou devolução do donheiro, é a possibilidade de parcelar a comprar em até 24 meses no cartão de crédito  ou boleto. O Mercado Livre acaba sendo uma boa alternativa para quem quer comprar produtos de valor mais alto.
  • Para quem quer vender ou comprar, basta se cadastrar no Mercado Livre e anunciar gratuitamente.
  • É possível conhecer a reputação dos vendedores e compradores, o que ajuda a não cair em ciladas.

Desvantagens:
  • A plataforma é confusa, e possui muita publicidade. Nos últimos tempos, o Mercado Livre acabou se tonando um grande site de comércio eletrônico em que se torna difícil encontrar produtos que não sejam de grandes anunciantes, como Ricardo Eletro por exemplo. Isso, porque o Mercado Livre oferece a possibilidade de anúncios pagos, que aparecem sempre primeiro que os anúncios gratuitos, o que faz com que os usuários acabem não encontrando aquela pechincha.
  • O sistema de compra é confuso e o Mercado Livre é sempre intermediário, não se pode negociar diretamente com o vendedor. Essa talvez seja a principal desvantagem do Mercado Livre.
 

OLX: vantagens e desvantagens

O OLX é relativamente novo no Brasil e já se tornou super popular. No OLX também é possível comprar e vender de (quase) tudo.

Vantagens:
  • O OLX é realmente um site de classificados. Você procura e acha com facilidade aquilo que quer vender no OLX ou comprar e pode entrar em contato diretamente com o vendedor, sem intermediários como no Mercado Livre.
  • Os anúncios no OLX são gratuitos, sem limite para o número de anúncios. Basta de cadastrar. Tanto para a segurança de quem comprar como de quem quer vender no OLX, o site possui regras e algumas dicas importantes de segurança que vale a pena seguir.
  • Os anúncios entram no ar rapidamente, demora de 3 a 6 horas depois de ser criado.
  • O OLX tem um aplicativo super prático e simples de usar, com interface muito amigável. Para quem quer monitorar os anúncios e responder rapidamente as mensagens, sem perder oportunidades é perfeito.

Desvatagens:
  • O que o OLX tem de vantagem, pode ser também uma desvatagem… a falta de intermediário no pagamento e entrega. Por isso, é preciso ter cuidado ao negociar para comprar ou vender no OLX.



OLX ou Mercado Livre: veredito

Vale a pena experimentar o OLX, principalmente se você é um vendedor eventual. Quer se desfazer de um objeto pontual ou de alguns objetos, mas não faz disso o seu negócio. O OLX é muito prático e pouco burocrático. É ideal para quem não quer perder tempo.


Baixe o aplicativo do OLX para IOS ou Android e experimente vender no OLX:

  olx app android olx app ios

Aplicativo OLX para mobile

Ainda está em dúvida? Então conheça como funciona o OLX, baixe o aplicativo gratuitamente e experimente para ver como funciona. O aplicativo não tem segredo nenhum, é muito fácil comprar e anunciar para vender no OLX. Você vai ver que se desapegar de coisas que não usam mais é fácil e pode render um bom dinheiro. Para não correr riscos, vale a pena ler as regras e dicas de segurança.

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar