O que fazer para receber a indenização do seguro auto

Na hora de pedir indenização do seguro auto, a melhor maneira de evitar dor de cabeça é estando informado sobre o que fazer. Saiba como proceder para receber a sua indenização em caso de sinistro.

O que fazer para receber a indenização do seguro auto
Tire as suas dúvidas sobre indenização do seguro auto
  • Saiba quais são os procedimentos a seguir, em caso de sinistro, para receber a indenização do seguro auto.

Ao fazer um seguro auto, o segurado recebe um cartão da seguradora com telefone da Central de Atendimento 24 horas. É muito importante ter sempre este cartão junto com o documento do carro para o caso de ocorrência de sinistro.


Antes de contratar ou renovar seu seguro auto, faça uma simulação.


Em caso de sinistro com cobertura pelo seu seguro auto, mantenha a calma. Para cada tipo de sinistro, há um procedimento mais adequado a seguir. 


Em todo caso, depois de comprovado o seu direito à indenização ou ressarcimento por danos causados ao veículo, há também alguns procedimentos a serem seguidos.


COMO SOLICITAR A INDENIZAÇÃO

Algo importante a saber é se quem vai lhe indenizar é a sua seguradora, ou a seguradora de um terceiro envolvido num sinistro. Se for a seguradora do terceiro, você deve seguir as exigências desta seguradora e não da sua.


Veja também: Como acionar o seguro auto.


Caso a indenização do seguro auto deva ser paga pela sua seguradora, você deve apresentar um Aviso de Sinistro à sua segurandora, solicitando o pagamento da indenização do seguro auto, juntamente com os documentos solicitados para comprovar o sinistro. Estes documentos estão descritos no contrato do seguro auto, mas você pode informar-se diretamente com a sua seguradora através da Central de Atendimento ou do seu corretor de seguros.


Em todo caso, o seu veículo deverá passar por uma vistoria. No geral, os documentos a serem apresentados na vistoria são: Cópia do DUT, Cópia da CNH, Cópia do Boletim de Ocorrência.


Após feita a vistoria, geralmente realizada numa oficina credenciada pela seguradora, será preciso pagar a franquia. A franquia deve ser paga diretamente à oficina que irá consertar o seu veículo, mesmo que esta não seja credenciada pela sua seguradora. Muitas oficinas oferecem a possibilidade de parcelar a franquia. Tente negociar.


Atenção: em caso de incêndio, explosão ou queda de raio, o segurado está isento da franquia.


PRAZO PARA PAGAMENTO

De acordo com a Circular nº 145, de 9/11/200, da Superintendência de seguros Privados - SUSEP, as seguradoras de automóveis têm um prazo máximo de 30 dias corridos, contados a partir da data de entrega dos documentos, para pagar a indenização de qualquer tipo de sinistro.


Caso a seguradora peça documentos complementares, a contagem será suspensa, e a indenização do seguro auto pode demorar mais de 30 dias.


COMO CALCULAR O VALOR DA INDENIZAÇÃO?

O seguro é uma garantia de risco. A seguradora assume os riscos de possíveis sinistros ocorridos a um veículo mediante o pagamento de um prêmio. Este valor é calculado com base no cálculo de risco do segurado e do veículo. 


Depois de pago o prêmio do seguro, ou seja depois de contratada a apólice, a seguradora deve responsabilizar-se por todos os prejuízos causados ao veículo e que estejam cobertos pela apólice. No caso de roubo, por exemplo, a seguradora indeniza o segurado de acordo com o valor de mercado do veículo, mediante o pagamento da franquia.


Leia também:

 

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar