O que fazer em caso de sinistro auto?

Para saber o que fazer em caso de sinistro auto, é preciso saber exatamente quais são as coberturas do seu seguro. E fique atento: para cada tipo de sinistro, há um procedimento mais adequado a seguir.

O que fazer em caso de sinistro auto?
Saiba o que fazer em cada caso de sinistro auto
  • Bateu o carro? Teve o carro roubado? O carro pegou fogo? Saiba como proceder em diferentes casos de sinistro auto.

De acordo com o seu tipo de cobertura de seguro auto, cada tipo de sinistro auto exige procedimentos um pouco  diferentes. Entenda melhor como funciona.

 

Vai contratar ou renovar o seguro auto? Faça uma simulação online.

 

SOFRI UM SINISTRO AUTO, O QUE FAZER?

A primeira coisa a fazer é tentar manter a calma e evitar discussões. Se não houver vítimas, ligue imediatamente para a seguradora ou corretor de seguros informando sobre o sinistro auto. Para isso, tenha sempre em mãos, junto do documento do carro, o cartão da seguradora e o número da Central de Atendimentos na agenda do celular.

Avise o que aconteceu e certifique-se de que o seu seguro oferece cobertura para o tipo de sinistro auto ocorrido. Só ligue para a polícia em caso de sinistros com vítimas, mas depois de ligar para o 102.

Informe-se sobre os documentos que precisa apresentar junto com o Aviso de Sinistro Auto e pedido de indenização. Mesmo sem vítimas, faça um Boletim de Ocorrência, pois isso agilizará o processo de indenização.

 

Como acionar o seguro auto.

 

SINISTRO AUTO EM CASO DE COLISÃO

Se não houver vítimas e os automóveis estiverem em condições de funcionar, a primeira coisa a fazer é desobstruir o trânsito. Não adianta manter os veículos no local do colisão, pois você ainda corre o risco de ser multado.

Caso haja o envolvimento de terceiros na colisão, chame a polícia para que seja feito um Boletim de Ocorrência. Se houver vítimas o B.O é obrigatório. Se a colisão for muito leve, os envolvidos podem dirigir-se à delegacia mais próxima para fazer o B.O.

Tome nota de todos os pormenores da colisão, hora, local, pessoas envolvidas, descrição da colisão, bem como dos dados de todos os envolvidos, inclusive dos policiais e pessoal de emergência. Se possível, fique com o contato de uma testemunha, embora as seguradoras não possam exigir testemunhas para comprovar o sinistro.


SINISTRO AUTO EM CASO DE ROUBO OU FURTO

Se o seu carro for roubado ou furtado, ligue imediatamente para a seguradora. Tome nota da data, local e horário do roubo ou furto.

Ligue para a polícia informando sobre o ocorrido, e em seguida dirija-se a uma delegacia para fazer um B.O. Avise a polícia caso o documento do carro tenha sido levado também. Se o carro for furtado, o B.O pode ser feito pela internet. Vale lembrar que o furto se diferencia do roubo, pois o bem é levado sem a presença do dono.

Entre em contato novamente com a seguradora para saber exatamente quais são os documentos a serem apresentados junto com o Aviso de Sinistro Auto.

 

É possível fazer um seguro auto apenas para roubo e furto?

 

SINISTRO AUTO EM CASO DE INCÊNDIO

Mantenha a calma, afaste-se do carro o mais rápido possível e chame o Corpo de Bombeiros (193). Anote a data, hora e local do acontecido e entre em contato imediatamente com a seguradora para avisar sobre o sinistro auto.

Faça um B.O na delegacia mais próxima, informando também se os documentos do carro foram destruídos no incêndio.

Entre em contato com a seguradora, que deve lhe indicar como proceder de acordo com o estado que ficou o carro, se foi destruído parcial ou totalmente.

 

Leia também » Seguro auto: o que é franquia

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar