Quer financiar um carro?

Receba já uma cotação com a melhor solução de crédito para você

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte

O que é preciso para fazer um financiamento de veículos?

As exigências, condições, taxas e encargos de um financiamento de veículos variam de acordo com o banco ou financeira. Saiba o que é preciso para financiar um veículo.

Veja o que é preciso para financiar um veículo

O financiamento de veículos é uma das primeiras opções dos brasileiros na hora de comprar carro, zero ou semi novo. E para quem não sabe, o financiamento é um tipo de crédito obtido por uma pessoa física ou jurídica através de um banco ou financeira. Mas o que é preciso para financiar um veículo? As condições para a obtenção de um financiamento variam de acordo com a instituição financeira e com as finanças pessoais de quem o solicita. Mas, existem alguns pré-requisitos e documentos que são comuns entre as instituições, confira:

O que é preciso para financiar um veículo

Para fazer um financiamento de veículo, é preciso primeiro solicitar uma análise de crédito. Alguns bancos ou financeiras podem cobrar uma taxa para realizar esse processo, e os documentos exigidos são:

  • RG e CPF
  • Comprovante de renda (que deve ser pelo menos 4 vezes maior do que o valor das parcelas que pretende pagar)
  • Comprovante de endereço em nome do cliente que está solicitando o financiamento (água, luz, ou telefone)
  • Conta bancária

As condições de financiamento, como já dissemos acima, podem variar muito. Mas hoje em dia, os prazos de financiamento estão cada vez mais curtos. No máximo consegue-se 60 meses para pagar o financiamento. E a possibilidade de um financiamento de veículos sem entrada está muito restrita. 

Depois de fechado o contrato de financiamento, as taxas, encargos e condições não podem mudar. Por isso, leia atentamente o contrato antes de assinar.   

Onde financiar um veículo?

Geralmente, quem pretende comprar um carro procura uma concessionário ou vendedora. Estas empresas já possuem parcerias com alguns bancos e instituições financeiras, e acabam por intermediar a negociação do financiamento e os compradores acabam ficando limitados a escolher um dos bancos parceiros das empresas. Mas é importante saber que o próprio comprador pode procurar bancos e comparar taxas de juros para escolher a melhor opção. Depois de ter o financiamento aprovado, pode começar a procurar o carro para comprar.

De todo modo, quando o financiamento de veículos é feito por meio de CDC - Crédito Direto ao Consumidor, o consumidor faz uma espécie de empréstimo com a finalidade de comprar um carro. O comprador recebe o veículo imediatamente, mas o carro fica alienado ao banco até que todas as prestações sejam pagas.

Aproveite e confira aqui quais são os melhores bancos para financiar veículos.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.