O que é perda total no seguro auto?

A seguradora considera que há perda total do veículo, quando o prejuízo causado pelo sinistro representa mais de 75% do valor segurado. Leia o artigo e entenda melhor.

O que é perda total no seguro auto?
Saiba o que é perda total no seguro auto e quando ocorre
  • Entenda em que situações o seguro auto considera perda total do veículo.

O maior medo de quem tem um veículo, principalmente se ainda estiver sendo pago, é ter o carro roubado ou furtado, ou sofrer um acidente que cause perda total. Este é, inclusive, um dos principais motivos para muitos proprietários de veículos contratarem um seguro auto. Mas você sabe o que é perda total do veículo, e quando ocorre?

 

Antes de contratar ou renovar o seu seguro auto, faça uma simulação online.

 

O QUE É PERDA TOTAL DO VEÍCULO?

De modo simples, as seguradoras consideram que há uma perda total do veículo, no caso de colisão ou incêndio, por exemplo, quando os custos de reparação ultrapassam 75% do valor do segurado, ou seja, do valor venal do veículo, que é estimado pela tabela FIPE.

 

Vamos supor que um segurado com um veículo no valor de R$30 mil sofre uma colisão e o conserto do carro fica em R$18 mil. Mesmo que o carro pareça bastante estragado, o conserto não atingiu os 75% do valor do carro, por isso o seguro não considera uma perda total do veículo, e não indeniza em 100% o segurado. Neste caso, inclusive, o segurado deve pagar a franquia com valor definido em contrato.


Tipos de danos que o seguro auto cobre.


QUANDO OCORRE PERDA TOTAL?

A perda total, como já referido acima, ocorre quando o valor do prejuízo causado pelo sinistro é superior a 75% do valor do seguro, ou quando há roubo ou furto do veículo. Nestes casos, o segurado deve fazer um Aviso de Sinistro e apresentar toda a documentação exigida pela seguradora para que possa receber a indenização no valor integral do veículo. 

 

No caso de perda total, o segurado não paga a franquia e tem até 30 dias, contados a partir da entrega da documentação, para ser indenizado pela seguradora.

 

Leia também » Como acionar o seguro auto?

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar