Quer comprar um carro sem entrada?

Receba cotações de crédito para comprar o seu carro

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte

Comprar carro por leasing, financiamento ou consórcio de carros?

Vai comprar carro, mas não tem dinheiro para comprar à vista e precisa de auxílio financeiro? Saiba qual é a modalidade de crédito que melhor se ajusta às suas condições: leasing de veículos, financiamento ou consórcio de carros.

O que escolher: leasing, financiamento ou consórcio de carros


Sabia que é possível fazer test drive em carro popular? Agende já, sem custo e sem compromisso.

Uma das primeiras coisas a se pensar antes de comprar carro é como pagá-lo. Para quem não tem o dinheiro para comprar à vista, há basicamente três formas de crédito para comprar carro: leasing, financiamento ou consórcio de carros. Cada uma delas tem condições específicas de pagamento e taxas diferentes, mas que também atendem a perfis distintos de consumidores. Em todo caso, lembre-se que as despesas com o seu carro, incluindo parcelas, IPVA, seguro, manutenção, combustível, não devem ultrapassar 25%, ou no máximo 30% do seu rendimento mensal.

 

COMPRE CARRO MAIS BARATO
O consórcio é uma excelente alternativa para comprar carro mais barato, sem juros e sem burocracia. Cadastre-se no E-konomista e receba no seu email soluções que cabem no sue bolso para ter o seu carro.

Financiamento de carros

O financiamento de carros é uma das opções mais procuradas de crédito para comprar carro. No entanto, desde o início do ano, o crédito para financiamento tem sofrido retração, o que significa que há menos oferta de crédito. Em resumo, já não é mais tão fácil comprar carro novo financiado como era há alguns anos, ainda mais se for comprar carro sem entrada.


Ao comprar carro por meio de financiamento, o consumidor pode optar por financiar o valor total ou parcial do veículo. Sobre este valor, serão acrescentados juros mensais, que variam de acordo com as taxas das financeiras. Por isso, é bom estar atento ao prazo de pagamento, pois os juros do financiamento costumam ser altos e quanto mais tempo se demora para pagar, maior será o valor final do veículo.


O financiamento de carros é indicado para quem precisa do carro imediatamente e tem condições de pagar as taxas de juros, sem afogar o orçamento doméstico.


O financiamento de carros pode ser feito por uma pessoa física ou jurídica, mas é preciso comprovar ter rendimentos fixos suficientes para cobrir as despesas do financiamento. Outra exigência para fazer um financiamanto, é que o consumidor não tenha restrições no SERASA ou SPC. 

 

 

Leasing de veículos

O leasing de veículos é um contrato de arrendamento mercantil. Com este tipo de crédito, o consumidor escolhe o carro, o valor das parcelas e o prazo para pagar, e a instituição financeira compra o carro e o arrenda ao consumidor, que paga a taxa de  depreciação. Ao fim do prazo de pagamento, estando quitadas todas as parcelas, o carro passa a ser do arrendatário. Ou seja, num contrato de leasing de veículos, o carro é propriedade da financeira, até que esteja totalmente pago.
 

O leasing de veículos é uma opção mais barata do que o financiamento, porque tem juros mais baixos, no entanto é bastante mais burocrática. O contrato de leasing para compra de veículos tem um período mínimo de 24 meses. 
 

Mas vale ressaltar que quanto maior for o valor dado como entrada para comprar carro, menores serão as exigências.

 

 

Consórcio de carros

O consórcio de carros é a solução mais barata e menos burocrática para comprar carro sem entrada e a prazo, pois não tem juros e não exige garantias (ao menos até a contemplação). No consórcio de carros, o consumidor pagará, além do valor do veículos, a taxa de administração da financeira e uma taxa de fundo de reserva. Para se ter uma ideia, enquanto no fim de um financiamento de carros, o consumidor pode chegar a pagar quase o dobro do valor do veículo à vista, num consórcio de carros, o consumidor pagará cerca de 1/5 do valor do carro de taxas. Ou seja, o consórcio de carros é uma solução muito mais acessível financeiramento.
 

Mas a grande desvantagem do consórcio de carros, é que é preciso esperar ser contemplado, seja por sorteio ou por lance, para receber o carro, o que pode acontecer logo no primeiro mês do consórcio de carros ou no último.

 

Antes de decidir por uma das três opções, leasing, financiamento ou consórcio de carros, reveja o seu orçamento doméstico e defina quanto dispõe para comprar carro. Depois faça simulações e analise qual das modalidades de crédito melhor se encaixa nas suas condições. Além disso, também é preciso saber se você reúne todas as condições necessárias para aderir à linha de crédito escolhida, por isso, informe-se sobre as exigências de cada instituição financeira.

 

Faça uma simulação e saiba quanto custa um consórcio.

 

Leia também »

Gostou? Compartilhe!
Carolina Benevides Carolina Benevides

Jornalista brasileira, Carolina Santarosa é formada pela Universidade de Fortaleza desde 2011. Atualmente cursa o 2º ano do Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. A profissional já trabalhou no marketing da Red Bull, foi Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e do North Shopping Fortaleza. Fez intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos e atualmente mora no Porto (Portugal).