Quer comprar um carro sem entrada?

Receba cotações de crédito para comprar o seu carro

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte

Posso ser contemplado se estiver em inadimplência no consórcio?

Comprar uma cota de um consórcio de carro é um compromisso a longo prazo. Neste meio tempo, muitas coisas podem mudar e pode ser que você não tenha condições de pagar as prestações e entre em inandimplência no consórcio. Se este for o seu caso, saiba o que fazer.

O que fazer em caso de inadimplência no consórcio de carro

Muitas vezes as pessoas assumem o compromisso com um consórcio de carro sem antes fazer muito bem as contas, ou sem prever que a contemplação pode demorar. Então começa a vir o desânimo, ou imprevistos acontecem e as prestações do consórcio começam a atrasar e se acumular, até o consorciado entrar na lista de inadimplentes. Mas o que acontece em caso de inadimplência no consórcio?

 

Quer saber mais sobre consórcio?
Mantenha-se por dentro do assunto com as dicas  e informações do E-konomista.

 

O que é considerado inadimplência no consórcio?

Um consorciado é considerado inadimplente quando tem mais de uma prestação em atraso. A pontualidade no pagamento das prestações do consórcio de carro é fundamental para que os consorciados sejam contemplados, já que é com o dinheiro das prestações dos consorciados que são reunidos os recursos para a contemplação e liberação das cartas de crédito.

 

É importante saber que quanto maior for o índice de inadimplência de um grupo de consórcio, menores são as chances de contemplação dos participantes.

 

Em caso de inadimplência no consórcio, posso ser contemplado?

Se o consorciado estiver inadimplente, além de não poder participar das decisões tomadas nas assembleias do grupo, fica também impedido de participar dos sorteios, ou de dar um lance. Assim, não tem chances de ser contemplado. Também será cobrada uma multa por atraso, que pode variar entre 1% a 2% ao mês para cada prestação em atraso. 

 

Dependendo das cláusulas do contrato, se a inadimplência for prolongada, o consorciado pode ser excluído do grupo do consórcio de carro. Neste caso, ele passa a participar dos sorteios apenas para ser restituído do valor que já pagou. No entanto, não receberá o valor já pago na sua totalidade. Geralmente, as administradoras de consórcio devolvem apenas o valor referente ao fundo comum.

 

No caso do consorciado já ter sido contemplado, a administradora pode recorrer ás garantias dadas no ato da contemplação, o que pode incluir cobrar a dívida do fiador. 

 

O que fazer em caso de inadimplência no consórcio?

Em caso de atraso, ou se você passar por uma situação que sabe que lhe impedirá de continuar pagando as prestações do consórcio, o melhor a fazer é procurar a administradora e tentar negociar. Cancelar o seu consórcio ou vender a sua cota são alternativas para não ficar inadimplente. 

 

Leia também » 

Gostou? Compartilhe!
Carolina Benevides Carolina Benevides

Jornalista brasileira, Carolina Santarosa é formada pela Universidade de Fortaleza desde 2011. Atualmente cursa o 2º ano do Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. A profissional já trabalhou no marketing da Red Bull, foi Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e do North Shopping Fortaleza. Fez intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos e atualmente mora no Porto (Portugal).