Os gurus da internet que devemos duvidar

Corpo, moda, empreendedorismo, gastronomia e tantas outras vertentes possivelmente já possuem seus respectivos gurus da internet. Conheça casos para duvidar.

Os gurus da internet que devemos duvidar
Conheça casos e pesquise antes de acreditar em tudo o que vê na internet.

Com a facilidade em que as informações são manejadas e publicadas na rede, todo mundo divide espaço entre gurus da internetcoaches, oradores, motivadores e especialistas em uma ou muitas coisas completamente diferentes; onde geralmente nenhuma delas é comprovada. Afinal, o que importa mesmo é única e exclusivamente o marketing pessoal envolvido, não é mesmo?

Na esteira da recente polêmica sobre o tema, a empresária Bel Pesce voltou aos holofotes quando anunciou, junto ao blogueiro Zé Soares e Leonardo Young, vencedor do MasterChef, o início de um financiamento coletivo para arrecadar R$ 200 mil em dois meses, destinados à abertura da nova hamburgueria do trio empreendedor. A internet, indignada com a audácia dessa iniciativa, não se conformou e bombardeou as redes sociais até que o projeto fosse cancelado.

Após esse incidente, internautas passaram a pesquisar sobre a vida por trás do marketing dos indivíduos envolvidos, a fim de descobrir se os empreendedores realmente precisariam de um crowdfunding. Foi então que o blogueiro e youtuber Izzy Nobre investigou mais a fundo e descobriu que a “Menina do Vale”, Bel Pesce, não estava dizendo totalmente a verdade sobre seu extenso currículo e genialidade empreendedora.

No “dossiê” levantado foram divulgadas informações desencontradas sobre a fundação de empresas que se diz responsável, a ausência de projetos desenvolvidos, divergências na formação acadêmica, entre outros dados que colocam sua credibilidade em cheque. Até o momento, Pesce se pronunciou imparcialmente através do Facebook mencionando “haters”.

Outros casos de gurus da internet para duvidar

Ainda no ramo de gurus da internet no quesito empreendedorismo, existem nomes que promovem aos seguidores o vislumbre do sucesso e do dinheiro fácil, tudo isso trabalhando pouco e em apenas uma semana, como é o caso da “Fórmula de Lançamento”, trazida ao Brasil pelo considerado mestre do marketing digital, Erico Rocha.

Vendido com a promessa de trazer seis dígitos para sua conta em sete dias, o programa da equipe de Rocha trabalha com gatilhos mentais e técnicas para começar seu pequeno negócio online do zero e alavanca-lo, cobrando cerca de R$ 6 mil para isso. E qual é a garantia? A resposta é padrão: se o comprador for dedicado, poderá sim ser um case de sucesso.

Esse marketing pessoal escancarado e os gurus da internet ainda se estendem ao mundo fitness, onde a chamada “camarotização” da vida é vista em beldades como Gabriela Pugliesi. Para a musa do Instagram onde a dieta gourmetizada é proveniente de uma condição socioeconômica bem sucedida, conselhos perigosos como saborear e cuspir um chocolate para não ingerir as gorduras parecem aceitáveis – comportamento claro de incentivo à distúrbios alimentares como a bulimia.

Outra pérola que pode facilmente desencadear desastres psicológicos consiste em um exercício de ódio ao próprio corpo, onde as seguidoras seriam orientadas a comer em frente ao espelho; ao comer muito, sentiriam vergonha do ato.

Nas redes sociais, tudo então se torna magicamente milimétrico, tonificado, ostentado, paradisíaco e, veja que curioso, estão todos em poses e sorrisos espontâneos. Intocáveis que são, nós, meros mortais, almejamos um dia poder reproduzir a vida perfeita. Por outro lado, tamanha pressão e maquiagem da vida também podem pesar demais nas costas de quem sustenta a mentira, como aconteceu com a influenciadora digital australiana Essena O'Neil no ano passado, quando apagou suas contas por não querer mais viver à base dos selfies montados.

Culto ao corpo duvidoso, promessas fáceis, cursos infalíveis, exibicionismo digital, abrir mão de uma fortuna para “seguir o coração”, pouca idade pra muitas conquistas e outras características precisam seriamente serem levadas em consideração ao escolher quem serão os seus gurus da internet, sejam eles de quaisquer vertentes. Quando um discurso é mágico a ponto de ser facilmente assimilado à uma palestra de marketing multinível, já é sabido quem sairá prejudicado de tudo isso.

Oferta Limitada! Ganhe um tablet para aprender inglês online

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar