Tire suas dúvidas sobre seguro auto

Você sabe que tipos de coberturas de seguro auto existem? Sabe quais são os seus direitos e deveres como segurado? Confira 6 perguntas e respostas que podem lhe ajudar na hora de contratar ou acionar o seu seguro.

Tire suas dúvidas sobre seguro auto
Perguntas e respostas sobre seguro auto

Pague menos pelo seguro do seu carro. Faça uma simulação e encontre a solução mais barata.




Fazer um seguro auto é uma necessidade, seja para um carro novo, semi novo ou usado. Mas muitas dúvidas surgem na hora de contratar ou acionar o seguro auto. Veja seis perguntas e respostas sobre seguro auto que podem lhe ajudar.

 

NÃO FIQUE SEM SEGURO AUTO
Seguro não é luxo, é necessidade. Nos dias de hoje, ficar sem seguro auto é um grande risco de prejuízo. Faça uma simulação e encontre a melhor solução de coberturas e preços para você.

1. Que tipos de coberturas de seguro existem?

Existem algumas coberturas básicas, que quase todas as seguradoras oferecem.

  • Cobertura compreensiva, que cobre parcial ou integralmente danos causados por colisão, incêncio, furto ou roubo.
 
  • Cobertura para incêndio e roubo ou furto.
 
  • Cobertura para danos a terceiros, que pode cobrir, de acordo com o contrato, danos materiais e físicos não apenas do segurado, mas das demais vítimas envolvidas num sinistro, como uma colisão.
 
  • Cobertura para danos a passageiros, que cobre as despesas com os danos corporais dos passageiros envolvidos num acidente em um carro com seguro.
 

Você pode, por exemplo, contratar um seguro auto com cobertura compreensiva e com cobertura de danos a terceiros. Além disso, cada seguradora tem também planos com pacotes de coberturas com seguros adicionais. Para escolher, é preciso saber o que melhor atende ao seu perfil e que podem lhe ser úteis, tendo em vista o seu perfil.

 

Veja também: Como fazer seguro auto mais barato.

 
 

2. O meu carro foi roubado e eu tinha parcelas do seguro auto atrasadas. O seguro cobre o roubo?

Se o seu seguro não está quitado ou se você tem parcelas em atraso, a seguradora irá descontar os valores da sua indenização. E se você tiver multas pendentes, o IPVA atrasado, ou outras irregularidades, a seguradora pode exigir que você regularize a sua situação antes de pagar a indenização. Vale ressaltar que as condições podem variar, de acordo com a seguradora. Por isso, leia atentamente o contrato.

 
 

3. Meu filho bateu o meu carro. O seguro auto cobre?

Para ter a garantida a indenização, caso o carro seja batido por outra pessoa, é preciso que esta pessoa esteja incluída no seguro. Isso representará um custo a mais no valor do seguro. Mas se há uma outra pessoa, além do segurado, que faz uso regular do carro vale a pena pagar mais. Algumas seguradoras podem aceitar pagar a indenização de um acidente causado por uma pessoa que usa o carro eventualmente, que possui CNH, e que não estava embriagado. Mas não é garantido.

 
 

4. Bati o carro quando estava embriagado, o seguro auto paga a indenização?

Se for comprovado legalmente que o motorista estava embriagado, por meio de um teste de bafômetro registrado por um policial, a seguradora não é obrigada a pagar a indenização. 

 
 

5. Pporque preciso de seguro privado se pago seguro DPVAT?

O DPVAT é um seguro anual obrigatório pago ao DETRAN, que não garante indenizações por nenhum tipo de dano material, seja colisão, roubo, furto, incêndio. O DPVAT indeniza as vítimas de acidentes de trânsito causado por qualquer tipo de veículo automotor, em qualquer lugar do país.

 
 

6. Não tenho seguro, mas se bater num carro com seguro recebo indenização?

Se você causou o acidente, não tem direito a indenização e ainda deverá se responsabilizar pelos danos materiais e corporais causados ao outro envolvido no acidente e aos eventuais passageiros. É frequente que, no caso de um acidente em que o a culpa e de uma pessoa que não tem seguro, o segurado se oferecer para assumir a culpa, desde que o outro pague a franquia do seguro. Mas é importante saber que isto é fraude de seguro, ou seja, crime. As seguradoras podem facilmente descobrir a fraude por meio de uma perícia técnica.
 

   
Sabia que fazer test drive gratuito e sem compromisso é um direito de todo consumidor que pretende comprar um carro? Agende já o seu.



Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar