Dicas para comprar carro usado

Para quem não tem dinheiro para comprar um carro novo, os carros usados e semi novos são boas alternativas. Confira algumas dicas para comprar carro usado e fazer um bom negócio.

Dicas para comprar carro usado
Confira dicas para comprar carro usado.

O CARRO QUE VOCÊ PROCURA
ESTÁ AQUI
pesquise já,
é rápido e grátis

Comprar um carro usado em bom estado pode ser um desafio, pois as aparências podem enganar, e é muito fácil levar gato por lebre. A primeira coisa que você precisa saber, é que se considera um carro usado aquele que tem mais de 3 anos de fabricação e de uso, se tiver menos de 3 anos é considerado um semi novo. Mas quando você decide comprar um carro usado, não significa que esteja comprando um carro velho. Confira algumas dicas para comprar carro usado e fazer um bom negócio.

Dicas para comprar carro usado


1. Por fora: pintura e funilaria do carro usado

Sabe aquela expressão por fora bela viola, por dentro pão bolorento? É o que pode acontecer na compra de um carro usado. Por isso, a primeira dica para comprar carro usado, é descobrir se já foi batido. O principal problema de comprar um carro batido sem saber é que, além de pagar mais caro, a batida pode ter comprometido o chassi ou peças mecânicas, e isso pode dar um grande prejuízo futuramente...

Veja o carro num ambiente com bastante luz, de preferência uma luz homogênea. O carro deve estar seco para que toda e qualquer imperfeição que exista possa ser vista com nitidez.

Procure ondulações na lataria. Veja a frente, a traseira, veja de longe e de perto. Encoste o rosto ao pára-lamas e observe se há imperfeições, marcas ou desníveis. Passe também as mãos, caso tenha dúvidas. Procure diferentes tons de tinta e vestígios de tinta em outras peças. Atenção: se a pintura interna do capô estiver novinha, pode significar que o carro sofreu reparo por batida.

Observe se as portas estão alinhadas e se não há espaçamentos irregulares no capô e nas portas. Verifique se as peças exteriores, como os faróis, são originais.

2. Por dentro: estofados, piso e mecânica

Ok, você vai comprar um carro usado, mas na verdade quanto menos usado ele tiver sido é melhor! Verifique se os pedais estão muito desgastados, assim como o volante e o câmbio. Veja o estado de conservação dos bancos e se não há vestígios de água, pois o carro pode ter passado por uma inundação. 

A PROCURA DO CARRO IDEAL?
Na hora de comprar um seminovo ou usado é preciso ter muito cuidado com a procedência. Comece pesquisando com que você pode confirar. Confira!

Veja se os pneus estão desgastados de modo regular. Desgaste irregular indica desalinhamento e problemas na suspensão. Balance o carro, para baixo e para cima, na dianteira do carro para verificar o estado dos amortecedores. Se o carro demorar a parar de balançar, os amortecedores podem estar comprometidos. 

Abra o capô e verifique a aparência geral do motor. Veja o nível do óleo, a espessura, e se não há vazamentos. Verifique se não há gambiarras ou muitas peças que não são originais. Pergunte sobre o consumo de água do radiador, e veja se o filtro de ar está limpo. Ao acelerar o carro, veja a cor da fumaça que sai, se a fumaça estiver branca, o carro pode estar queimando óleo, o que pode indicar motor já muito desgastado.

3. Por dentro da lei: consulta ao Detran e Denatran

Outro aspecto muito importante ao comprar carro usado, são as questões legais. De nada adianta fazer uma boa compra se o carro não estiver com a situação regularizada, ou mesmo se for um carro roubado e tiver o chassi adulterado.

Não pague antes de passar pela vistoria do Detran do seu estado. O ideal é que estejam presentes vendedor e comprador do carro durante a vistoria. Consulte o site do Denatran para verificar a situação legal do carro, no que diz respeito a multas, atraso do IPVA ou outras irregularidades.

Mesmo com todas estas dicas, o melhor seria ver o carro usado acompanhado de um mecânico de confiança e fazer um test drive.

Você procura um seminovo barato e de confiança? Encontre aqui!


Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Carolina Benevides Carolina Benevides

Jornalista brasileira, Carolina Santarosa é formada pela Universidade de Fortaleza desde 2011. Atualmente cursa o 2º ano do Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. A profissional já trabalhou no marketing da Red Bull, foi Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e do North Shopping Fortaleza. Fez intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos e atualmente mora no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar