Quer comprar um carro sem entrada?

Receba cotações de crédito para comprar o seu carro

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte

Sabia que existe consórcio de carros usados?

Sim, existe consórcio de carros usados e funciona da mesma maneira dos demais consórcios. Mas fique atento, as administradoras podem limitar o ano de fabricação do carro. Saiba mais.

Veja as vantagens e desvantagens do consórcio de carros usados.

O consórcio é uma forma planejada de adquirir um carro, e sim, é possível comprar consórcio de carros usados. Quando o consórcio é a opção para comprar carro, o consorciado pode escolher o modelo, marca e ano que quiser. Mas tudo isto deve estar no contrato de compra do consórcio.

 

Quer comprar um carro usado?
Faça já uma simulação de financiamento ou de consórcio e veja qual é a melhor solução para você.

 

O sistema de consórcio de carros usados funciona da mesma forma para comprar carro novo, carro semi novo, ou carro usado. O consorciado compra a cota, paga as parcelas, participa dos sorteios mensais ou tenta dar um lance para ser contemplado.

 

Vantagens e desvantagens do consórcio de carros usados

A grande vantagem de comprar um carro usado, seja através de consórcio de carros usados, por meio de financiamento ou à vista, é que o carro usado já não irá sofrer a depreciação de mercado que um carro novo sofre logo que sai da loja.

 

A vantagem do consórcio de carros usados é que o valor da cota é mais baixo do que a de um carro novo. Assim, você terá parcelas mais baixas para pagar e pode até pagar em menos tempo.

 

A outra vantagem, é que com a carta de crédito na mão o consorciado tem mais poder de negociação com o vendedor do carro, que não precisa ser uma concessionária ou revendedora. Ou seja, com o consórcio de carros usados, é possível comprar um carro de um particular. E com o dinheiro que você pagou pela cota, pode inclusive conseguir comprar um carro melhor do que havia planejado.

 

Dicas para comprar um consórico de carros usados

Há uma diferença entre carro semi novo e carro usado. O carro semi novo tem menos de 3 anos de fabricação, e geralmente, não tem mais do que 20 mil quilômetros rodados por ano. Já o carro usado tem mais de 3 anos de fabricação e pode ter milhas e milhas de quilômetros rodados.

 

Algumas administradoras de consórcio podem limitar os anos de uso ou fabricação do carro. É comum que as administradoras não vendam consórcio de carro usado com mais de 5 anos de fabricação.

 

Se a sua opção for realmente comprar um consórcio de carros usados, na hora de escolher o carro tenha bastante cuidado para não entrar numa autêntica "latada". Quando for contemplado e for comprar o carro, leve um mecânico para lhe ajudar a avaliar o carro. Quanto mais antigo, mais necessidades deve ter de manutenção e troca de peças. Além disso, muitas peças podem já não ser encontradas no mercado. Mas se você souber pesquisar e tiver paciência, pode fazer um excelente negócio, por um ótimo preço. E o melhor, sem pagar as altas taxas de um financiamento.

 

Leia também » 

Gostou? Compartilhe!
Carolina Benevides Carolina Benevides

Jornalista brasileira, Carolina Santarosa é formada pela Universidade de Fortaleza desde 2011. Atualmente cursa o 2º ano do Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. A profissional já trabalhou no marketing da Red Bull, foi Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e do North Shopping Fortaleza. Fez intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos e atualmente mora no Porto (Portugal).